Coberturas especiais

‘Abril indígena’: Rádio UFMG Educativa veicula programação especial

Entrevistas, reportagens, mesa-redonda e outras produções temáticas compõem a programação da emissora ao longo do mês

Programação especial inclui cobertura do Acampamento Terra Livre, em Brasília
Programação especial inclui cobertura do Acampamento Terra Livre, em Brasília Foto: Joédson Alves | Agência Brasil

Em homenagem ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, a Rádio UFMG Educativa veicula programação especial até o final do mês. As produções incluem a participação de representantes de diferentes etnias em entrevistas e outros formatos de conteúdo, valorizando o conhecimento e a arte indígenas, com destaque para a música e a literatura. 

Nesta quarta-feira, 16, a partir das 8h, o Universo literário começa a veicular, nos intervalos da programação, pílulas sonoras com textos de autoria indígena. Os trechos de obras de Ailton Krenak, Auritha Tabajara, Daniel Munduruku, Edson Kayapó, Graça Graúna, Kaka Wera Jecupé, Márcia Kambeba e Truduá Dorrico são lidos por integrantes da equipe da emissora. 

Ainda nesta quarta-feira, a partir das 10h30, o programa Conexões apresenta uma mesa-redonda sobre saberes e formação indígenas, com participação da atual coordenadora geral do Comitê Indígena Mineiro, Bêa Puri – também artesã, atriz, educadora e estudante de Teatro na UFMG –, do mestrando em Educação na UFMG Alex Pataxó (Wrukurunã), egresso da Formação Intercultural para Educadores Indígenas (Fiei) da Universidade, e da professora e socióloga Avelin Buniacá Kambiwá, mestra em Estudos da Ocupação pela UFMG e Doutora Honoris Causa na Faculdade Febraica. 

Reportagem sobre a produção artística de Denilson Baniwa é um dos destaques da programação
Reportagem sobre a produção artística de Denilson Baniwa é um dos pontos altos da programação Imagem: portfólio do artista

Na quinta-feira, 17 de abril, o Universo literário destaca o livro Nixi Pae – espírito da floresta, que reúne 34 cantos cujas letras foram escritas na língua Hãtxa Kui pelo pesquisador, artista e professor Ibã Huni Kui, e depois traduzidas em português e espanhol. A obra é produto da residência da professora e pesquisadora Maria Inês Almeida no Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG (Ieat).

Na segunda-feira, 21, a partir das 10h, o Conexões veicula a versão expandida da entrevista concedida pela pesquisadora e deputada federal Célia Xacriabá ao podcast Aqui tem ciência sobre sua tese de doutorado defendida no Programa de Pós-graduação em Antropologia da UFMG.

Produções disponíveis
Na segunda-feira, 14, o programa Acesso livre abordou a condenação da União e do estado de Minas Gerais pelas violações ao povo Krenak durante a ditadura militar. O convidado para falar sobre o assunto foi o líder indígena Douglas Krenak. Ouça a entrevista conduzida pela jornalista Alessandra Dantas:

Do dia 9 ao dia 14, a Rádio fez a cobertura do Acampamento Terra Livre, em Brasília, com a colaboração da professora Luciana Oliveira, do Departamento de Comunicação Social da UFMG. O conteúdo, veiculado no Conexões, teve a participação de indígenas de diferentes etnias e também está disponível na página da emissora no SoundCloud.

Até o fim do mês, as produções especiais abrangem ainda reportagem sobre arte indígena contemporânea com o artista Denilson Baniwa, cobertura do lançamento da Mostra de Arte Indígena no Instituto Inhotim e entrevista com a diretora do Museu Nacional dos Povos Indígenas, Fernanda Kaingang. 

A ação do Abril Indígena na Rádio UFMG Educativa é uma parceria com a Formação Transversal em Saberes Tradicionais, projeto de ensino na Pró-Reitoria de Graduação da UFMG (Prograd), e o Coletivo de Pesquisa e Ação em Contextos de Risco (CORISCO), vinculado ao Departamento de Comunicação Social e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG (PPGCOM). A identidade sonora do Abril indígena, com vinhetas e chamadas para as produções especiais, é assinada pelo produtor musical Bruno Vasconcelos. 

A Rádio UFMG Educativa (104,5 FM na Região Metropolitana de Belo Horizonte) é uma mídia do Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG, em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A programação também pode ser acompanhada em tempo real na página da emissora.