Acervo do maestro Sergio Magnani está disponível gratuitamente na internet
Fundação de Educação Artística edita e distribui guia completo para consulta e pesquisa do legado de Magnani
A Fundação de Educação Artística (FEA) cria um acervo completo e gratuito do maestro Sergio Magnani. Nascido na Itália em 1914, Magnani viveu 50 anos no Brasil, a maior parte desse tempo em Belo Horizonte, atuando à frente de todas as orquestras da cidade e dirigindo a maior parte das óperas encenadas. Trabalhou como maestro, arranjador, compositor, pesquisador, professor e divulgador da música erudita para leigos, contribuindo imensamente para a música mineira.
Sergio Magnani participou da criação da atual Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais e do coro da União Estadual dos Estudantes, futuro Ars Nova. Foi também professor nas mais importantes escolas de música e ensinou literatura italiana na UFMG. O acervo da FEA, instituição da qual Magnani foi co-fundador, é composto por partituras, fotos, objetos, livretos, vídeos, artigos, programas, documentos, medalhas e outros materiais, além do livro Expressão e Comunicação na Linguagem da Música.
Quem deu mais detalhes sobre esse acervo e contou um pouco mais sobre a trajetória do maestro foi a pianista, gestora e educadora musical brasileira, diretora da Fundação de Educação Artística, Berenice Menegale, em entrevista ao programa Noite Ilustrada nesta quarta-feira, 2. A convidada relembrou a biografia de Magnani e sua chegada em Minas Gerais, além do início de sua carreira na música. O maestro foi um homem bastante ativo e inteirado na cultura e na música, recebia muitos convites para se apresentar e estava sempre em estados diferentes, nunca deixando de regressar à capital mineira.
A organização do acervo começou logo depois da morte de Magnani. Para a professora, a iniciativa contribui para um dos objetivos do músico, que tinha como uma das frentes de trabalho a popularização da música erudita. “Ele trabalhou muito a vida inteira, foi muito atuante, ajudou muitas pessoas a se formarem e a desenvolverem uma cultura musical. Ele era muito generoso em matéria de ajudar culturalmente as pessoas”, completou Menegale.
Ouça a entrevista completa no Soundcloud.
O acervo do maestro Sérgio Magnani está disponível no site da Fundação de Educação Artística (FEA). Para ficar por dentro das iniciativas da instituição, basta acompanhar o perfil da FEA no Instagram.
Produção: Flora Quaresma, sob orientação de Luiza Glória e Hugo Rafael
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Luiza Glória