Notícias Externas

Acervo do maestro Sergio Magnani está disponível gratuitamente na internet

Fundação de Educação Artística edita e distribui guia completo para consulta e pesquisa do legado de Magnani

Sergio Magnani se tornou uma referência para diversas gerações de músicos de Belo Horizonte
Sergio Magnani se tornou uma referência para diversas gerações de músicos de Belo Horizonte Divulgação

A Fundação de Educação Artística (FEA) cria um acervo completo e gratuito do maestro Sergio Magnani. Nascido na Itália em 1914, Magnani viveu 50 anos no Brasil, a maior parte desse tempo em Belo Horizonte, atuando à frente de todas as orquestras da cidade e dirigindo a maior parte das óperas encenadas. Trabalhou como maestro, arranjador, compositor, pesquisador, professor e divulgador da música erudita para leigos, contribuindo imensamente para a música mineira. 

Sergio Magnani participou da criação da atual Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais e do coro da União Estadual dos Estudantes, futuro Ars Nova. Foi também professor nas mais importantes escolas de música e ensinou literatura italiana na UFMG. O acervo da FEA, instituição da qual Magnani foi co-fundador, é composto por partituras, fotos, objetos, livretos, vídeos, artigos, programas, documentos, medalhas e outros materiais, além do livro Expressão e Comunicação na Linguagem da Música

Quem deu mais detalhes sobre esse acervo e contou um pouco mais sobre a trajetória do maestro foi a pianista, gestora e educadora musical brasileira, diretora da Fundação de Educação Artística, Berenice Menegale, em entrevista ao programa Noite Ilustrada nesta quarta-feira, 2. A convidada relembrou a biografia de Magnani e sua chegada em Minas Gerais, além do início de sua carreira na música. O maestro foi um homem bastante ativo e inteirado na cultura e na música, recebia muitos convites para se apresentar e estava sempre em estados diferentes, nunca deixando de regressar à capital mineira. 

A organização do acervo começou logo depois da morte de Magnani. Para a professora, a iniciativa contribui para um dos objetivos do músico, que tinha como uma das frentes de trabalho a popularização da música erudita. “Ele trabalhou muito a vida inteira, foi muito atuante, ajudou muitas pessoas a se formarem e a desenvolverem uma cultura musical. Ele era muito generoso em matéria de ajudar culturalmente as pessoas”, completou Menegale.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

O acervo do maestro Sérgio Magnani está disponível no site da Fundação de Educação Artística (FEA). Para ficar por dentro das iniciativas da instituição, basta acompanhar o perfil da FEA no Instagram.

Produção: Flora Quaresma, sob orientação de Luiza Glória e Hugo Rafael
Publicação:
Enaile Almeida, sob orientação de Luiza Glória