Ações de extensão da UFMG estimulam contato com o universo literário

Redes sociais são usadas em projetos de curadoria de livros e leitura dramática

No período da quarentena, algumas iniciativas de extensão da UFMG atuam para incentivar o contato com o universo dos livros por meio das redes sociais. Na Faculdade de Direito, o projeto Comunicação e memória documental, responsável pela divulgação de iniciativas e eventos da unidade, oferece, pelo Instagram, às terças-feiras, uma curadoria de livros e filmes durante a pandemia.

Na Escola de Belas Artes, o projeto Palavra falada, coordenado pelos professores Mariana Muniz e Maurílio Rocha, propõe leituras dramáticas de textos literários feitas por estudantes de Artes Cênicas, em formato de podcast, por meio do Soundcloud e do Spotify. Além de proporcionar uma experiência artística, os graduandos aproveitam para praticar suas habilidades expressivas e compartilhar preferências literárias.

O Acervo de Escritores Mineiros, por sua vez, está promovendo uma série de ações com o intuito de fazer a mediação do espaço virtual, incentivar a leitura e divulgar autores mineiros. O projeto Leituras baseia-se na interpretação e adaptação de textos literários feitas por estudantes. Os vídeos são produzidos sob a supervisão da professora Elen de Medeiros, da Faculdade de Letras, e publicados às sextas-feiras.

Por fim, o Momento leitura disponibiliza curadoria de importantes obras da literatura brasileira feita por professores da Fale. O conteúdo está disponível no Instagram do AEM