Arte e Cultura

Afeto e estranhamento: desenhos oferecem novo olhar sobre produtos do Mercado Central

Em desenhos que podem ser vistos no YouTube, Rita de Souza revela o que chamou sua atenção por curiosidade ou pela memória

A exposição Viagem pitoresca pelo Mercado Central pode ser apreciada no canal do Centro Cultural UFMG no YouTube. A mostra, criada por Rita de Souza no período de 2015 a 2018, ocupou a galeria do Minas Tênis Clube em 2020. As obras retratam mercadorias vendidas no Mercado, representadas em desenhos de observação feitos com grafite. 

Essa técnica requer imersão da autora, que representa no papel as texturas, formatos e detalhes dos produtos que mais chamaram sua atenção e que remetem a histórias e lembranças de cunho pessoal. Os objetos são dotados de cargas simbólicas, e os significados atribuídos pelos espectadores às imagens acionam vivências e referências de cada um. 

Criação dos desenhos
Os desenhos que integram a exposição foram construídos após diversas visitas ao Mercado Central, por cujos corredores a artista transitou em busca de um lugar que retratasse a cultura local.  

Nesses passeios, ela captou fotograficamente as imagens que mais a atraíram por conta da curiosidade ou da memória que despertaram e utilizou o material resultante como base para sua criação. A escolha do desenho de observação, segundo Rita, condiz com a proposta do trabalho, que é despertar também nos espectadores a observação cuidadosa e detalhada. 

Rita de Souza residiu no Canadá por quatro anos e esteve cercada de elementos que não faziam parte de sua vida anterior. Ela ressalta que não foi apenas uma mudança de localidade, mas também um “deslocamento de referências". "Quando você retorna à sua cidade natal, você retorna às suas origens, às suas raízes, e aqueles elementos que eram comuns para você passam a ter outros sentidos. É como se você enxergasse o antigo com um novo olhar, com mais valor, com mais significado”, explica a artista.

Desenho feito em grafite compõem exposição de Rita de Souza
Desenho feito em grafite compõe exposição de Rita de Souza Divulgação | Centro Cultural UFMG

Registro poético
Rita de Souza nasceu em Belo Horizonte, onde vive e trabalha. É bacharel e licenciada em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da UFMG. Em 2018, concluiu o bacharelado em História da Arte pela Faculté des Arts et des Sciences da Université de Montréal, no Canadá. Trabalhou como professora, ilustradora e designer gráfica. Hoje, mescla arte e história, como ela diz, e sua produção artística é "forma poética de registro e memória".

Com Assessoria de Comunicação do Centro Cultural UFMG