Ensino

‘Afirmação na pós’ prepara candidatos para o mestrado

Selecionados serão acompanhados desde elaboração do projeto de pesquisa até a inscrição em programas de pós-graduação

Podem participar pessoas com experiência em movimentos sociais ou vinculadas a grupos ou famílias com acesso restrito ao ensino superior
Podem participar pessoas com experiência em movimentos sociais ou vinculadas a grupos ou famílias com acesso restrito ao ensino superior Foto: Lucas Braga | UFMG

O curso de extensão Formação Pré-acadêmica Afirmação na Pós recebe, a partir desta segunda-feira, 17 de abril, inscrições de candidatos que desejam se preparar para a seleção em programas de mestrado. A atividade oferecerá encontros formativos e seminários sobre estratégias da produção acadêmica e informações relacionadas aos programas de pós-graduação. Os selecionados serão acompanhados desde a etapa de elaboração de projetos de pesquisa até a inscrição nos programas de pós-graduação stricto sensu.

Podem se inscrever pessoas com experiência em movimentos sociais e culturais, ações coletivas de caráter emancipatório, democrático e antirracista, ou atividades relacionadas ao desenvolvimento de sua comunidade ou grupo social, ou que pertençam a um (ou mais) dos grupos com acesso restrito ao ensino superior. Nesse caso, serão priorizadas pessoas oriundas de famílias com poucas oportunidades econômicas ou educacionais ou que se identifiquem como negras, quilombolas, indígenas, trans ou travestis, segundo os critérios do edital de seleção.

O curso, que oferece 40 vagas, é promovido pelo Programa Ações Afirmativas na UFMG, com apoio das pró-reitorias de Extensão e de Pesquisa e do Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação. Com duração de 60 horas, o curso terá início em 6 de maio. 

As inscrições deverão ser feitas de 17 a 19 de abril (às 23h59). Demais regras do processo seletivo estão no edital.