Saúde

Agosto Dourado: campanha incentiva amamentação no Hospital Risoleta Neves

Acompanhamento de mães e bebês tem dinâmica alterada durante a pandemia

No mês do aleitamento materno, o Agosto Dourado, o Hospital Risoleta Neves está funcionando de forma diferente para atender mães e bebês e dar continuidade ao trabalho de incentivo à amamentação. Com o dormitório neonatal transformado em ala de atendimento a pacientes da covid-19, as mães são incentivadas a retornar ao hospital, onde passam manhãs e tardes para amamentar seus filhos recém-nascidos a cada três horas. 

O leite materno é visto por muitos especialistas como a primeira vacina dos recém-nascidos. Tem grande importância para a imunidade, principalmente nos primeiros meses de vida, pois concentra todos os nutrientes de que os bebês precisam, como água, potássio, sódio e proteína.

No início da vida de seus filhos, as mães precisam de apoio, suporte familiar e daqueles que as cercam para que consigam amamentar, superando a inexperiência, as dores e possíveis fissuras nas mamas. Em vídeo enviado à TV UFMG, equipe médica do Hospital Risoleta Neves fala da importância da amamentação e das ações do hospital para incentivar a prática.

A campanha Agosto Dourado é iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e promove ações em todo o mundo para conscientizar sobre a importância da amamentação para crianças e mães. 

Equipe: Vitória Fonseca (produção); Assessoria Hospital Risoleta Neves, Cedoc TV UFMG (imagens); Otávio Zonatto (edição de imagens) e Renata Valentim (edição de conteúdo)

(Com informações da Assessoria do Hospital Risoleta Neves)