Meio Ambiente

Agricultura familiar abastece restaurantes universitários

TV UFMG acompanhou o trabalho de um produtor da Região Metropolitana de BH

Desde o mês passado, todos os restaurantes universitários da UFMG são abastecidos com frutas, legumes e folhosos oriundos da agricultura familiar regional. A parceria, que começou em outubro de 2016, foi reforçada, uma vez que a Cooperativa Metropolitana de Agricultores Familiares de Mateus Leme e Região, na Grande Belo Horizonte, e a Associação dos Produtores Unidos pela Agricultura Familiar, parceira do campus Montes Claros, conseguiram ampliar o número de produtores.

“Esses produtores agora são capazes de atender às necessidades de todos os restaurantes universitários em relação à quantidade e variedade dos itens”, afirma Edilaine Ruas, supervisora do setor de suprimentos da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), responsável pela gestão dos bandejões.

Para compreender como funciona o abastecimento dos restaurantes com alimentos da agricultura familiar, a TV UFMG visitou a plantação do agricultor José Ferreira da Silva, em Mateus Leme, e conversou com ele sobre sua rotina e seus produtos. Assista ao vídeo:

Programa de Alimentação
O Programa de Alimentação da Fump tem capacidade para fornecer, em seus cinco restaurantes universitários, 11.900 refeições por dia. No almoço e no jantar são oferecidas opções proteicas, guarnição, acompanhamentos, saladas, molho, refresco e sobremesas. Já o café da manhã é exclusivo para os estudantes assistidos.

Entrevistados: Helvécia Miyata (gerente do Restaurante Universitário do campus Saúde da UFMG), José Ferreira (agricultor) e Sandra Bianchet (presidente da Fump)
Produção: Júlia Calasans
Reportagem: Júlia Calasans e Pablo Nogueira
Imagens: Antônio Soares e Cássio de Jesus
Edição de imagens: Tayrine Vaz