Arte e Cultura

Ailton Krenak fala sobre escrita e memória na volta do projeto 'Aulas abertas'

Intelectual e líder indígena relembra processo que deu origem ao livro 'O lugar onde a terra descansa', lançado há 20 anos

O escritor, ambientalista e líder indígena Ailton Krenak abre a temporada 2021 do projeto Aulas abertas, do Centro Cultural UFMG. No vídeo que gravou para a série, Krenak fala sobre a experiência da escrita do livro O lugar onde a terra descansa, publicado há cerca de 20 anos. Segundo o autor, o trabalho despertou nele disposição para narrar e comentar períodos ou memórias que o afetam profundamente e que dão sentido à sua vida.

De acordo com Krenak, os processos que envolvem sua experiência na literatura são ricos em implicações afetivas e, de alguma maneira, representam uma extensão da pessoa na qual ele vai se transformando.

A participação do líder indígena inaugurou o eixo Escrita, poesia e memória, que orientará os próximos vídeos da série. Os convidados desse ciclo apresentam leituras comentadas de trechos de textos ou poesias de sua autoria, tendo como base os seus processos criativos, obras e influências poéticas.

Assista ao vídeo: 

Ailton Krenak nasceu em 1953, no território do povo indígena Krenak, às margens do Rio Doce, em Minas Gerais. É jornalista, escritor e artista gráfico, doutor honoris causa da Universidade Federal de Juiz de Fora e uma das vozes mais importantes em defesa do meio ambiente. Em 2020, recebeu o Prêmio Juca Pato como intelectual do ano.

O projeto Aulas abertas é um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos, experiências e discussões contextualizadas pelo atual momento de crise. Uma nova aula é publicada toda semana nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) e no site do Centro Cultural UFMG. Todos os vídeos permanecem disponíveis nessas plataformas.