Saúde

Álcool e cravo podem ser usados para repelir o mosquito da dengue?

Pesquisadores da UFMG respondem essas e outras dúvidas

O número de casos de Dengue registrados até maio de 2019, entre suspeitos e confirmados, já é 8 vezes maior do que os registrados em todo o ano passado, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais no último dia 13 (são 247.602 notificações; em 2018 foram 29.369). O aumento impulsiona a divulgação de várias receitas contra o aedes aegypti nas redes sociais. A doença pode levar a óbito - em 2019 foram 38 mortes confirmadas - e é preciso investir em medidas eficazes para evitá-la. Pesquisadores da UFMG respondem algumas dúvidas sobre o combate ao mosquito da dengue.

Na última semana, a TV UFMG também ouviu os especialistas para esclarecer outras dúvidas sobre a doença, como a eficácia do suco de inhame ou cará na cura dos sintomas. Assista.

Entrevistados: Marise Fonseca – prof. Depto Clínica Médica – Faculdade Medicina-UFMG; Marcelo Resende - pesq. Dpto. Parasitologia - Inst. Ciências Biológicas-UFMG
Equipe: Leonardo Milagres (reportagem), Cássio de Jesus (imagens), Samuel do Vale (imagens), Mário Quinaud (direção de fotografia), Márcia Milagre (direção de imagem), Marcia Botelho (edição de imagem), Jessika Viveiros (produção e edição de conteúdo)