Pesquisa e Inovação

Algoritmo ajuda profissionais a tomar decisões no tratamento de recém-nascidos

Tecnologia desenvolvida com o objetivo de reduzir os riscos da aplicação da terapia intravenosa é tema de episódio do 'Aqui tem ciência', da Rádio UFMG Educativa

Recém-nascidos são os mais vulneráveis a possíveis falhas na terapia intravenosa
Recém-nascidos são os mais vulneráveis a possíveis falhas na terapia intravenosa Foto: Alexander Gray | Unsplash

A terapia intravenosa consiste na administração de medicamentos diretamente na corrente sanguínea de um paciente, através das veias, com uso de uma agulha envolvida em um tubo fino e flexível, o cateter intravenoso, por onde medicamentos e outros fluidos são injetados. O procedimento acarreta riscos, como erros nas dosagens das medicações e a manipulação inadequada do cateter, o que pode aumentar a chance de infecção e prolongar a internação, principalmente no caso de recém-nascidos, o grupo mais vulnerável.

Com o objetivo de minimizar esses riscos, a enfermeira e pesquisadora Anna Caroline Leite Costa desenvolveu um algoritmo para o planejamento da administração de medicamentos em recém-nascidos. Em forma de fluxograma decisório, o algoritmo representa um conjunto de informações que orienta a equipe de saúde na condução dos casos.

Validação
O algoritmo foi validado por grupo de 14 profissionais da área da saúde, especialistas no cuidado da saúde do bebê e da criança e em terapia intravenosa. Os chamados “juízes” contribuíram para adequações na apresentação do algoritmo, como a inclusão das cores amarelo, verde e vermelho para indicar, respectivamente, uma possível decisão, uma decisão a ser tomada e uma possibilidade de conduta em situações delicadas. O próximo passo da pesquisa é testar a aplicação do algoritmo na prática clínica, para avaliar a implementação do sistema nas unidades de tratamento. 

A dissertação de mestrado foi orientada pela professora da Escola de Enfermagem da UFMG Bruna Figueiredo Manzo e coorientada pela professora Denise Miyuki Kusahara, da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

Saiba mais sobre a pesquisa no novo episódio do Aqui tem ciência:

Anna Caroline: algoritmo na forma de fluxo decisório
Anna Caroline: algoritmo na forma de fluxo decisório Foto: acervo pessoal

Raio-x da pesquisa:

Título: Elaboração e validação do conteúdo de um algoritmo para o planejamento de administração de medicamentos intravenosos em neonatos

Autora: Anna Caroline Leite Costa 
 
O que é: dissertação de mestrado que consistiu na construção e validação da aparência e do conteúdo de um algoritmo para auxiliar na assistência de enfermagem, na administração de medicamentos por meio de terapia intravenosa em recém-nascidos internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. 

Programa de Pós-graduação: Saúde e Enfermagem 

Orientadora: Bruna Figueiredo Manzo 

Coorientadora: Denise Miyuki Kusahara

O episódio 161 do Aqui tem ciência tem produção e apresentação de Bella Corrêa, edição de Alessandra Ribeiro e trabalhos técnicos de Cláudio Zazá. O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos realizados na UFMG e abrange todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida na Universidade.

O programa vai ao ar na página da emissora e na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às sextas, às 20h, e fica disponível também em aplicativos de podcast, como o Spotify