Notícias Externas

Aluno de Design da UFMG desenvolve animações e artes para grife do Aglomerado da Serra

Iniciativa Garota Hacker, da grife Remexe Favelinha, exibiu trabalhos na Inglaterra

Igor Caramaschi (o 2º da dir. para esq.) desenvolveu marcadores para a coleção do Remexe Favelinha Arquivo Pessoal

Em meados de 2017, durante uma oficina de customização de roupas usadas na Vila Nova São Lucas, moradores da região tiveram a ideia de produzir algumas peças e realizar bazares. O dinheiro arrecadado era usado para pagar os lanches servidos durante outras oficinas, como de rap, artesanato e inglês. Em agosto daquele ano, foi criada, oficialmente, a Remexe Favelinha, que teve sua estreia num desfile de bairro e no ano seguinte já estava sendo vendida em todo o Brasil. No ano passado, uma iniciativa vinculada à Remexe, chamada Garota Hacker, pretendia ensinar mais sobre tecnologia às costureiras do bairro para que elas mostrassem seu trabalho numa faculdade inglesa de moda. As roupas deveriam ser expostas no aplicativo Jandig e, para esse projeto sair do papel, foi essencial a participação de um estudante de Design da UFMG, Igor Caramaschi. Ele desenvolveu animações, marcadores e desenhos para que as roupas fossem exibidas no aplicativo. Com base em temas propostos pelo Aglomerado da Serra, Igor também criou um personagem, o Aglomerado Man, que é inspirado nos quadrinhos mas foge dos padrões e estereótipos.

O estudante do 9º período do curso de Design da UFMG, Igor Caramaschi, conversou com o programa Expresso 104,5, da rádio UFMG Educativa, nesta quarta-feira, 4.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Você pode ver as animações criadas por Igor através do site jandig.art. Alguns trabalhos dele como designer estão disponíveis na internet. Basta acessar o site behance.net e procurar “Igor Caramaschi” na pesquisa. Para mais informações sobre a Remexe, a grife de roupas do Aglomerado da Serra, acesse facebook.com/oficinaladafavelinha.

Produção: Célio Ribeiro, sob orientação de Luiza Glória.