Pesquisa e Inovação

Alunos de Design de Moda participam de concurso com coleção que ressignifica os anos 1920

Sexteto “celebra a estupidez humana”, com olhar criativo sobre temas sociais e ambientais da contemporaneidade; evento ocorre em Fortaleza

,
A partir da esquerda e do alto: Matheus Vinicius Gonzaga, Ronan Padilha, Igor Rezende, Lyandra Viana, Anne Gabrielle Mouro e Taiza Santos
Foto: Acervo da equipe

Equipe do curso de Design de Moda da UFMG, formada pelos estudantes Anne Gabrielle Mouro, Igor Rezende, Lyandra Viana, Matheus Vinícius Gonzaga, Ronan Padilha e Taiza Santos, participa hoje (sexta, 2) da segunda fase do Concurso dos Novos, no Dragão Fashion Brasil Festival 2023, em Fortaleza. Eles vão apresentar o desfile da coleção 'Fête de la bêtise': a celebração da estupidez humana. O grupo é orientado pelo professor Tarcisio D’Almeida.

A coleção é uma sátira aos anos 1920, com referências à gripe espanhola e à primeira grande guerra, e à pandemia de covid e ao conflito entre Rússia e Ucrânia. Naquele tempo, como hoje ainda, a humanidade gastava sem limites os recursos naturais. Fête de la bêtise retrata as memórias de uma jovem da alta sociedade dos anos 1920 que acredita na mudança e carrega a arte e contracultura em todos os seus passos e suspiros. A coleção visa, também, propor uma reflexão sobre os retrocessos, problemas sociais e ambientais que até mesmo o espaço de tempo de um centenário não foi capaz de solucionar.

Os elementos de estilo de Fête de la bêtise transitam entre volumetrias absurdas, modelagens arquitetônicas e algumas silhuetas lânguidas. A cartela cromática da coleção é bem equilibrada e conta com amarelos viscerais, tons profundos de azul, variações do espectro cromático do verde, uma tonalidade clássica de branco, detalhamentos entalhados em vermelho, e muitos complementos em preto, visando destacar a obscuridade e a destruição existentes por trás das aparências festivas e despreocupadas.

Os desfiles do evento serão projetados ao vivo, a partir das 18h30, no auditório da EBA. Haverá transmissão também no YouTube.

Criação e estilo: Anne Gabrielle Mouro & Igor Rezende
Desenvolvimento de produto: Matheus Vinícius Gonzaga & Ronan Padilha
Styling e produção de moda: Lyandra Viana & Taiza Santos
Make-up: Execução Equipe DFB