Pessoas

Ana Caetano, do ICB, assume diretoria que fomenta tecnologias para o SUS

Instância é vinculada ao Ministério da Saúde

Ana Caetano
Ana Caetano é especialista na área de imunologiaFoto: Reprodução

A professora Ana Maria Caetano de Faria, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, foi nomeada diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde. 

A instância, que atua no fomento da inovação e de conhecimentos científicos e tecnológicos, tem a missão de desenvolver pesquisas na área da saúde, implementá-las e incorporá-las ao Sistema Único de Saúde (SUS). “É uma diretoria que visa à pesquisa prática, ou seja, ao desenvolvimento de tecnologias que podem, de fato, ser aplicadas no SUS”, explica.

Valorização da ciência
Ana Caetano acrescenta que essa nova frente de trabalho remete à valorização da ciência proposta pelo governo federal, o que a deixa mais animada para assumir o desafio. “A saúde e a ciência foram muito atacadas nos últimos quatro anos, então assumir essa diretoria é uma oportunidade para que a universidade contribua para a valorização da ciência produzida no Brasil.”

Ana Caetano se junta aos professores Débora Freire e Raoni Rajão, que assumiram, respectivamente, posições estratégicas nos ministérios da Fazenda e do Meio Ambiente; Wagner Corradi, que segue na direção de laboratório vinculado ao MCTIMaria Teresa Alves, Dalila Oliveira e Suzana Gomes, que assumiram cargos no Inep, no CNPq e na Capes; e Luciana Viana, que passou a integrar a  Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).