Ana Paula Mota e Gisele Goulart tomam posse como diretora e vice da Faculdade de Farmácia
Após dois mandatos consecutivos, a diretora Leiliane Coelho passa gestão da unidade às sucessoras em cerimônia na noite desta quarta
Em cerimônia que será realizada nesta quarta-feira, às 18h, na Faculdade de Farmácia, as professoras Ana Paula Lucas Mota, do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas, e Gisele Assis Castro Goulart, do Departamento de Produtos Farmacêuticos, serão empossadas como diretora e vice-diretora da unidade. A atual diretora, Leiliane Coelho André, e sua vice, Micheline Rosa Silveira, estavam à frente da unidade desde dezembro de 2016.
“Trabalhar em prol da inovação nos pilares propostos pela UFMG: ensino, pesquisa e extensão, com pró-atividade, coletividade e ética” é o principal objetivo projetado pela dupla que tomará posse na noite de hoje. “Queremos uma gestão dialogada, com tomada de decisões compartilhadas, em busca da excelência”, disseram ao Portal UFMG.
A dupla declarou também que espera, ao longo do mandato que terá início, entender as diferentes formas de trabalho que coexistem na UFMG, ampliando a captação de recursos e oportunidades. A meta é alcançar um maior protagonismo da Faculdade de Farmácia na estrutura da instituição. “Nesse sentido, queremos atuar de forma transparente, sempre atentas à comunicação, buscando melhorar a qualidade de vida no ambiente universitário”, completaram as professoras.
Desafio superado
A gestão da professora Leiliane Coelho, como ela própria lembra, foi marcada por "aprendizados, vitórias coletivas e desafios imensos" — em especial, aqueles decorrentes da pandemia de covid-19. A adaptação ao ensino remoto, conforme relatou, exigiu uma reestruturação significativa das atividades acadêmicas, que eram fundamentalmente presenciais.
"A Faculdade de Farmácia esteve, junto a toda comunidade acadêmica da UFMG, na linha de frente das ações de enfrentamento à covid-19. Incentivar e apoiar essas ações foi motivo de enorme orgulho e profundo respeito pela comunidade", disse. Entre as principais conquistas obtidas durante seus mandatos como diretora, Leiliane elencou, ainda, a ampliação das ações acadêmicas e o aprimoramento de processos e procedimentos administrativos. "Além do fortalecimento dos laços que unem alunos, professores e técnicos administrativos em educação", completou.
Ana Paula Mota
Farmacêutica graduada pela UFMG em 2002, tem habilitação em Análises Clínicas e Toxicológicas. Foi subcoordenadora do curso de Biomedicina por dois mandatos e atuou nos colegiados e Núcleos Docentes Estruturantes dos cursos de Farmácia e Biomedicina. Atuou também nos colegiados da pós-graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas e no Centro de Extensão da Farmácia. Foi ainda membro titular e suplente da Câmara Departamental e da Congregação, supervisora dos estágios obrigatórios do curso de Biomedicina e coordenadora desse curso entre 2021 e 2023.
Sua carreira profissional teve início no laboratório do Hospital Mater Dei e também como professora substituta no Coltec. Concluiu, em 2005, o mestrado em Ciências Farmacêuticas. Trabalhou nas universidades Unifenas e Fumec com coordenação, gestão e supervisão, além da docência. Em 2012, concluiu o doutorado em Ciências Farmacêuticas. Ingressou na UFMG como professora em dezembro de 2013.
Gisele Goulart
É farmacêutica graduada pela Universidade Federal de Ouro Preto em 1998, com habilitação em Indústria. Fez mestrado (2001) e doutorado (2008) em Ciências Farmacêuticas na UFMG e pós-doutorado no grupo de vacinas da Universidade de Oxford (Inglaterra, 2024). O início de sua carreira acadêmica se deu no curso de Farmácia da Faculdade Newton Paiva, em 2001, onde ministrou disciplinas na área de Farmácia Industrial e coordenou os estágios em Indústria. É vinculada à UFMG desde setembro de 2010.
No âmbito do projeto da vacina anticocaína Calixcoca, foi agraciada, junto a outros pesquisadores, nos prêmios Euro Inovação em Saúde (2023) e Veja Saúde & Oncoclínicas de Inovação Médica. Já foi membro titular do colegiado do curso de Farmácia, da Câmara Departamental de Produtos Farmacêuticos, da Congregação, do Núcleo Docente Estruturante, do Centro de Extensão e do colegiado de pós-graduação. É integrante da Rede Mineira de Nanobiotecnologia (Nanobiomg), da Rede de Estudos para o Desenvolvimento de Novos Inibidores de Urease (Redniu) e pesquisadora do CT Vacinas.