Pesquisa e Inovação

Ano internacional da Tabela Periódica é celebrado em 2019

Descoberta do sistema pelo cientista Dmitri Mendeleev completa 150 anos

2019 foi escolhido pela Assembleia Geral da ONU e pela UNESCO como o Ano Internacional da Tabela Periódica. Além do aniversário de 150 anos da descoberta do sistema pelo cientista russo Dmitri Mendeleev, a celebração é uma forma de reconhecer a tabela como uma das conquistas mais relevantes para a ciência moderna.

Segundo a UNESCO, o ano internacional representa uma boa ocasião para refletir acerca de temas como o contexto histórico da tabela periódica, o espaço das mulheres na pesquisa científica e as tendências globais do uso da ciência para um desenvolvimento sustentável socioeconomicamente.

Os professores Carlos Alberto Filgueiras e Luiz Cláudio Barbosa, do Departamento de Química da UFMG, falaram sobre o tema em vídeo da TV UFMG.

Ficha técnica

Entrevistados: Carlos Alberto Filgueiras – prof. Depto. de Química UFMG; Luiz Cláudio Barbosa - prof. Dpto. de Química UFMG
Produção: Larissa Costa
Reportagem: Renato Temponi