Hospital das Clínicas moderniza parque de computadores

Mais de 1,2 mil equipamentos estão sendo substituídos; parte deles será repassada para a UFMG reforçar seu programa de inclusão digital

cv
Renovação do parque informático do HC tem custo estimado de cerca de R$ 4 milhões
Arquivo HC

Já foram instaladas cerca de 900 computadores – de um total de 1.245 –adquiridos para modernização do parque de rede do Hospital das Clínicas da UFMG. A previsão é finalizar as substituições em janeiro.

A reforma custará cerca de R$ 4 milhões. As novas máquinas são mais modernas e compactas – 49 são de alta performance, ideais para uso de softwares gráficos, como os de tratamento de imagem, de engenharia civil e elétrica.

Além de propiciar mais rapidez e eficiência no processamento de dados, os novos computadores, monitores e notebooks aumentam a eficiência energética no núcleo. O processo de troca dos equipamentos começou em março deste ano.

Inclusão digital
Segundo o chefe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação do HC, Aguinaldo Fonseca, após o trabalho de saneamento dos dados, mais de 300 máquinas de boa qualidade serão repassadas à UFMG e contribuirão para a inclusão digital de alunos atendidos pela Fundação Mendes Pimentel (Fump).

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, entre eles o HC. Essas unidades atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), apoiam a formação de profissionais e o desenvolvimento de pesquisas.

Com Unidade de Comunicação do HC