Notícias Externas

Antologia reúne textos de Torquato Neto, 45 anos após sua morte

Piauiense suicidou-se em 1972, no Rio de Janeiro, um dia após seu aniversário de 28 anos

Antologia reúne obra do piauiense
Antologia reúne obra do piauiense Reprodução

Nascido em Teresina, capital do Piauí, Torquato Neto foi um poeta, jornalista, letrista, tropicalista e experimentador ligado à contracultura, que morreu aos 28 anos, em 1972, no Rio de Janeiro. Entre várias canções marcantes do Tropicalismo, ele compôs as canções Geleia Geral, em parceria com Gilberto Gil, e Mamãe Coragem, com Caetano Veloso.

A Editora Autêntica convidou o antologista Ítalo Moriconi, escritor e professor da Uerj, para reunir a obra do piauiense no trabalho intitulado Torquato Neto – Essencial, 45 anos depois de sua morte.

“O Torquato Neto se tornou um dos grandes inspiradores para todas as gerações de jovens poetas que vieram depois, principalmente o pessoal dos anos 1970, da Geração Marginal. Mas, até hoje, ele é um referencial muito grande de um poeta que estimula a inovação e o espírito crítico, insubordinado, de todo poeta”, afirmou Ítalo Moriconi.

No programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, o antologista, que já havia organizado as obras de Ana Cristina César e de Caio Fernando de Abreu, falou sobre Torquato Neto e sobre o trabalho desenvolvido na organização da antologia. A entrevista foi ao ar nesta segunda-feira, 19.

ouca-a-conversa-com-alessandra-ribeiro-19-02-2018.mp3

Outras informações sobre a obra podem ser consultadas no site da Autêntica. No site da editora, é possível consultar lista de lojas virtuais onde o livro pode ser adquirido.