Pesquisa e Inovação

Aplicativo sobre mudanças climáticas recebe menção honrosa em competição da Nasa

Valendo-se de dados da agência espacial, projeto de grupo do DCC possibilita visualizar as mudanças ao longo do tempo

Alexandre Alphonsos, Bruno Conde Kind e Jerônimo Nunes: para chegar à competição internacional, equipe venceu maratona de programação na PUC Minas
Alexandre Alphonsos, Bruno Conde Kind e Jerônimo Nunes: para chegar à competição internacional, equipe venceu maratona de programação na PUC Minas Arquivo pessoal

O time goto.lua, formado por estudantes do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, foi premiado recentemente com menção honrosa ao ficar entre os 11 primeiros colocados no Nasa Space Apps Challenge, competição internacional promovida pela Nasa, agência espacial dos Estados Unidos. 

O projeto How did it change? (Como mudou?), elaborado por Alexandre Alphonsos, Bruno Conde Kind e Jerônimo Nunes, mostra visualmente como foram ocorrendo as mudanças climáticas ao longo do tempo, com base em variáveis como carbono, ozônio, vapor da água, temperatura e radiação. O aplicativo possibilita selecionar um dos vários conjuntos de dados fornecidos pelo projeto Nasa Earth Observations (NEO) e buscá-los em ordem cronológica.

A Nasa disponibiliza uma biblioteca, a WorldWind, que serve para localizar as coordenadas do globo e desenhar por cima dele. “O detalhe é que ela mostra apenas um dado por vez e não tem como ‘animar’ as mudanças. O que a gente fez foi listar os dados do NEO, pegá-los em intervalos anuais e interceptar as chamadas da WorldWind de forma a alterar o que elas estavam mostrando e expandir sua capacidade. Com isso, foi possível fazer a transição entre os dados de mais de uma data”, detalha Jerônimo.

O trabalho é destacado na edição 2088 do Boletim UFMG.