Notícias Externas

Aqui tem ciência: quem são os homens provisórios do sertão brasileiro?

Pesquisadora da UFMG foi a Paredão de Minas, distrito do Município de Buritizeiro (região norte de Minas Gerais), e aprendeu diariamente com os moradores

Como a modernidade atravessa o sertão brasileiro? Que aspectos constroem a vivência do sertanejo que migra para diferentes lugares durante sua trajetória? Essas foram algumas das questões que motivaram a pesquisadora Amanda Maciel em sua dissertação de mestrado em Geografia.

Para desenvolver o estudo, ela foi a Paredão de Minas, distrito do município de Buritizeiro, na região norte de Minas Gerais. Amanda conversou com os moradores sobre diversos aspectos do cotidiano, o que, segundo ela, foi crucial para enriquecer sua pesquisa.

Paredão de Minas, distrito do município de Buritizeiro, região norte de Minas Gerais.
Paredão de Minas, distrito do município de Buritizeiro, região norte de Minas Gerais. Arquivo pessoal - Amanda Maciel

Paredão de Minas, distrito do município de Buritizeiro, região norte de Minas Gerais.

A pesquisadora também ressalta as contribuições da região e de seus habitantes para a cultura brasileira e para a literatura do escritor mineiro Guimarães Rosa. Os detalhes do estudo de Amanda são apresentados no episódio 29 do programa Aqui tem ciência.


RAIO-X DA PESQUISA

Estudo: Sertão-fronteira: a travessia dos homens provisórios

O que é: a pesquisa propõe um giro epistemológico a partir das vozes dos habitantes de Paredão de Minas (distrito do município de Buritizeiro, na região norte de Minas Gerais), refletindo sobre a modernidade no sertão e ressaltando a resistência dos moradores à invisibilidade a que são submetidos historicamente.

Pesquisadora: Amanda Alves Maciel Rocha

Ano da defesa: 2019

Programa de Pós-graduação: Programa de Pós Graduação em Geografia, do Instituto de Geociências da UFMG.

Orientador: Cássio Eduardo Viana Hissa

Financiamento: Capes

O episódio 29 do Aqui tem ciência tem produção e apresentação de Beatriz Kalil e trabalhos técnicos de Breno Rodrigues. O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG, abrangendo todas as áreas do conhecimento.