Arte e Cultura

'Arquivo Pandemia' reúne memórias vividas durante período de distanciamento social

Projeto é composto fascículos disponibilizados diariamente, de forma gratuita, nas redes sociais da Editora UFMG

Projeto registra memórias do distanciamento social
Projeto registra memórias do distanciamento social Reprodução

Diários íntimos, recortes poéticos, históricos, geográficos, políticos, antropológicos, artísticos e psicossociais. Todos eles do período de isolamento social, causado pela pandemia do novo coronavírus. Seja em forma de texto, desenho, fotografia, recortes, citações ou poesia, esses elementos têm ajudado a compor o Arquivo Pandemia, projeto em andamento da Editora UFMG. 

Com curadoria e organização das professoras Vera Casa Nova e Andrea Casa Nova Maia, Arquivo Pandemia pode ser descrito como uma pequena coletânea-coleção, ou ainda como um arquivo de memórias vividas (seja na realidade ou na imaginação), por artistas, literatos, historiadores, antropólogos, filósofos, sociólogos, psicólogos, geógrafos e comunicólogos. 

Desde o dia 14 deste mês, um fascículo, dos 74 que compõem o projeto, tem sido publicado, diariamente, de forma gratuita, nas redes sociais e no site da Editora UFMG. 

A professora Andrea Casa Nova Maia, da UFRJ, uma das organizadoras do Arquivo Pandemia, falou sobre o projeto em entrevista ao programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, nesta sexta-feira, 24.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Além do site da Editora UFMG, você pode acompanhar o projeto pelo Twitter, pelo Facebook ou pelo Instagram.

Produção de Hugo Rafael