Arte e Cultura

Ars Nova passeia pela música coral em concerto neste domingo

Repertório inclui Bach, Mozart, Schubert e 'medley' de canções de Milton Nascimento

Apresentação do Ars Nova – Coral da UFMG
Ars Nova completa 60 anos em 2019Tayane Bragança

A Capela de Santana, que fica no jardim da Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10, Funcionários), será palco neste domingo, dia 30, a partir das 11h, do concerto De 2 em 2: um breve passeio pela história da música coralque será apresentado pelo Ars Nova – Coral da UFMG.  A entrada é gratuita, mas está sujeita à lotação do espaço, que conta com 80 lugares.

Regido por Lincoln Andrade, o coral interpretará  composições dos períodos da Renascença, do Barroco, do Clássico, do Romântico e do Impressionista, além de produções brasileiras. A apresentação será aberta com as obras renascentistas Matona mia cara, de Orlando di Lasso, e Si ch’io vorrei morire, de Cláudio Monteverdi. O coral também passará por produções de Domenico Scarlatti, Johann Sebastian Bach, Mozart, Schubert, Brahms e Marlos Nobre. O encerramento se dará com um medley de músicas do compositor Milton Nascimento.

Erudição com didática
De acordo Andrade, o concerto foi concebido com a preocupação de ser didático, com uma linguagem simples e acessível, sem perder de vista a qualidade. “Fazemos mais do que uma apresentação musical. Interagimos com nosso público, propondo uma conversa aberta”, atesta o regente. 

De 2 em 2 foi pensado exclusivamente para ser reproduzido no âmbito do programa Música na Capela, desenvolvido pela Casa Fiat de Cultura com a finalidade de ampliar a formação musical da população, com apresentações de corais e grupos de câmara, sempre com repertório diversificado e acesso gratuito. 

“Estamos completando 60 anos em 2019, e esses concertos temáticos fortalecem nossa conexão com as pessoas. Estamos atraindo um público muito bom, inclusive uma plateia mais jovem, que tem se interessado por esse tipo de música e por nossa proposta de concerto didático”, explica o regente.

Com Assessoria de Comunicação da Casa Fiat de Cultura