Coral Ars Nova faz apresentação no Festival de Inverno da UFMG

Obras nacionais e internacionais integraram o concerto

Na quinta-feira (26), o Festival de Inverno da UFMG recebeu em sua 50ª edição um concerto inédito do ARS Nova, o coral da Universidade. Composto por 22 cantores, um pianista e coordenado pelo professor da Escola de Música, Lincoln Andrade, o grupo apresentou um repertório com obras de compositores de diferentes regiões do Brasil e de outros países.

Aproveitando o tema deste ano do Festival, “Coexistência – um dois Nós”, o grupo uniu diversos elementos em harmonia: músicas no piano se juntam a canções a capella, composições eruditas tradicionais da Europa agrupam-se a cânticos folclóricos brasileiros, além de obras em diversos idiomas. Assista ao vídeo da TV UFMG sobre a apresentação.

Diversas homenagens foram prestadas no decorrer da apresentação. A primeira delas foi aos cem anos da morte da compositora francesa Lili Boulanger, a primeira mulher a conquistar o Prix de Rome em 1913. O coral cantou uma de suas canções, Hymne au Soleil.

O centenário da morte do compositor Claude Debussy também foi lembrado com músicas de coral a capella. Em um momento do espetáculo, compositores brasileiros foram valorizados e foi lembrado o aniversário de 120 anos de Lampião e os 80 anos de sua morte.

Por fim, a apresentação foi encerrada com três composições de Carlos Alberto Pinto Fonseca, que fundou o ARS Nova em 1964, no qual permaneceu por 41 anos como maestro. Se não tivesse falecido em 2006, Fonseca faria 85 anos em 2018.

O ARS Nova realiza ensaios abertos ao público às segundas, quartas e sextas, a partir das 18 horas, no Conservatório UFMG.

Entrevistado: Lincoln Andrade – maestro do ARS Nova
Produção: Renato Temponi