Ensino

Estudantes de cursos da saúde participam de atividades interprofissionais

Iniciativa estimula o sentido de colaboração entre alunos que estão impedidos de fazer o internato

O objetivo da atividade é o desenvolvimento do trabalho interprofissional dos alunos concluintes

Branimir Balogović / Pexels

Na última sexta, 21, ocorreu o primeiro encontro da ação Educação Interprofissional na Atenção Básica, planejada por professores de cursos da área da saúde da UFMG com o objetivo de manter a qualidade do ensino no momento de emergência sanitária e fomentar o desenvolvimento de competências colaborativas dos alunos concluintes participantes da atividade.

Cento e sessenta e seis alunos dos cursos de Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Enfermagem e Farmácia, que estariam cursando o internato rural e urbano, foram divididos em 10 equipes interprofissionais para discutir casos relacionados ao cotidiano da atenção básica. 

A professora Fabiane Ribeiro Ferreira, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) explica que o objetivo da atividade, que é ofertada pela primeira vez, não é o caso clínico, mas as relações que os estudantes de áreas diversas podem estabelecer. “Vejo uma importância enorme dessa atividade no momento que vivemos, porque esses alunos estão finalizando seus cursos e não podem ir a campo. É no campo e na atenção à saúde básica que eles têm a oportunidade de aprender a lidar com a equipe, diz a professora, acrescentando que a iniciativa ainda corrobora com o movimento da UFMG de promoção do intercâmbio entre as áreas. 

O primeiro encontro teve a participação de 17 professores e três alunos de pós-graduação. De acordo com Fabiane Ferreira, os alunos receberam previamente material para estudo e debateram o tema, que foi comunicação interprofissional: um caso foi tratado sob o ponto de vista das especificidades dos diferentes cursos.

Essa primeira oferta foi destinada a alunos concluintes dos cursos da área da saúde. Os encontros ocorrem às sextas-feiras, pela plataforma Microsoft Teams. Outra iniciativa desse gênero vai envolver alunos do curso de Fisioterapia que fazem a disciplina de Epidemiologia.

Isabella Lisboa