Atividades acadêmicas do noturno têm 18 eventos programados para segunda

Desinformação nas mídias sociais é tema de palestra que integra o ciclo 'Tempos presentes'

Fachada do CAD3, que abrigará palestra do ciclo 'Tempos presentes'
Fachada do CAD3, que abrigará palestra do ciclo 'Tempos presentes' Foca Lisboa / UFMG

O impacto da era digital nos negócios, na carreira e na vida, biomatemática, saúde mental na Universidade e os efeitos da desinformação nas mídias sociais são alguns dos assuntos que serão discutidos na próxima segunda-feira, dia 23 de setembro, em nova programação das atividades acadêmicas complementares do noturno. As inscrições devem ser realizadas neste site.

Uma das 18 atividades programadas é uma conferência da série Tempos presentes. A professora Raquel Recuero, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), vai falar sobre Desinformação, mídia social e eleições no Brasil, no prédio do CAD 3 (auditório B 106), a partir das 19h. Recuero desenvolve estudos sobre o papel da desinformação nas mensagens das mídias sociais no Brasil, abordando, principalmente, os tópicos de discurso, redes e estrutura da conversação em Twitter, Facebook e WhatsApp, com a construção das discussões públicas e os efeitos das cascatas de desinformação, como fake news e boatos.

Na Fafich, será apresentado um projeto de leitura de livros literários em desenvolvimento no Hospital das Clínicas da UFMG com crianças e adolescentes em situação de privação de liberdade. Em seguida, haverá um ateliê de empaginação, que ensinará os participantes a fazerem tratamento artesanal de cada exemplar, de modo que os livros possam chegar aos jovens, respeitando normas estabelecidas pelo Hospital. As atividades serão realizadas na Fafich.

A Faculdade de Ciências Econômicas (auditório 1), por sua vez, receberá a palestra Política dos desastres e crítica social: tendências do pragmatismo francês em tempos obscuros, proferida pelo pesquisador Francis Chateauraynaud, da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS/Paris), convidado no âmbito do projeto Participa UFMG.

Um dos atuais nomes do pragmatismo francês, Chateauraynaud pesquisa a formação de processos coletivos observando atores e seus argumentos nas disputas. Desde 2016, ele acompanha as controvérsias decorrentes do desastre do rompimento da barragem do Fundão, que provocou o desaparecimento da comunidade de Bento Rodrigues, em Mariana, e mudou por completo a paisagem do vale do Rio Doce.

Saúde mental e inclusão
A Fafich (sala 3056) também abrigará uma roda de conversa com a comunidade universitária sobre saúde mental na Universidade com troca de relatos e experiências. Na Escola de Engenharia, o debate será sobre as transformações das empresas e de seus profissionais. O objetivo é auxiliar os estudantes a compreenderem o impacto das inovações na era digital nos negócios, na carreira e na vida.

O tema da inclusão será abordado em duas palestras. Corina Borri-Anadon  falará sobre as políticas inclusivas na província canadense de Quebec, em palestra na Faculdade de Educação (auditório Luiz Pompeu), a partir das 19h, com intérprete de Libras. Na Faculdade de Letras (auditório 2003), Clarissa Fernandes das Dores vai discorrer sobre o movimento bilíngue em Minas Gerais. A atividade será ministrada em Libras com interpretação para a língua portuguesa.

A programação inclui, ainda, temas como biomatemática, implementação da terapia ocupacional na Aeronáutica, importância do Enade e exibição comentada do filme Navios de terra, com participação da diretora, Simone Cortezão.

Os eventos ocorrerão no campus Pampulha e nas faculdades de Direito e de Medicina. Os interessados em obter certificado devem se inscrever e assinar a lista de frequência. As próximas atividades do noturno estão programadas para 5 de novembro.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail eventos@prograd.ufmg.br ou pelos telefones (31) 3409-4562 e 3409-6472.