Lazer e esporte

Atleta do CTE-UFMG vai disputar os Jogos Paralímpicos de Tóquio

Izabela Campos, do lançamento de disco para cegos, atingiu o índice de classificação em seletiva realizada na última semana

Izabela Campos:
Izabela Campos, do Centro de Treinamento Esportivo: marca mínima foi superada na primeira tentativaAle Cabral | Comitê Paralímpico Brasileiro

A atleta paralímpica do lançamento de disco Izabela Silva Campos, que integra a equipe do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, garantiu vaga para os Jogos Paralímpicos de Tóquio. Izabela superou, na última terça-feira (15), o índice exigido no lançamento de disco, na classe F11 (para cegos), na seletiva promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

O evento, que terminou neste sábado (19), definiu os atletas que representarão o país nas Paralimpíadas. Izabela alcançou a marca de 35,60m, quando a distância mínima exigida era de 35,41m.

“A sensação [de ter conseguido a vaga] é muito boa, porque faz um ano e meio que a gente não compete. Perdemos o ritmo de competição. E surgiu essa classificatória no CT Paralímpico em São Paulo. No primeiro lançamento, eu já atingi o índice, e foi emocionante, um alívio”, declarou Izabela Campos. "Estamos no caminho certo para conquistar a tão sonhada medalha. Agora, é manter o pé no chão e continuar o trabalho.”

A Fase de Treinamento Seletiva foi crada para definir a classificação para os Jogos Paralímpicos. O evento substitui as competições, suspensas devido à pandemia da covid-19. Critérios de participação e classificação foram criados especialmente para essa seletiva.

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 – adiados por causa da pandemia, assim como os Jogos Olímpicos – serão realizados de 24 de agosto a 5 de setembro. A expectativa é que a delegação brasileira seja formada por 230 atletas (150 homens e 80 mulheres).

Ouro e bronzes
Izabela Campos já deu ao Brasil uma medalha olímpica. Na Rio 2016, ela conquistou o bronze na classe F11 (para cegos) do lançamento de disco. Nos Jogos Parapan-americanos de Lima, no Peru, em 2019, subiu ao degrau mais alto do pódio, superando o recorde da competição com 35,32m. Na mesma edição do Parapan, a atleta ainda ficou com a medalha de bronze no peso, na junção de classe F11/F12. Izabela foi bronze também em Dubai, em 2019.

Izabela Campos perdeu gradativamente a visão depois de contrair sarampo, aos seis anos de idade. Resolveu dedicar-se ao atletismo e, antes de se destacar nas provas de campo, chegou a disputar provas de 400 metros até 5 mil metros. A atleta já participou de duas Olimpíadas – antes do bronze na Rio 2016, alcançou a sétima posição no arremesso de peso nos Jogos de Londres, em 2012. 

Com Assessoria de Comunicação do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG