Lazer e esporte

Equipes da UFMG vencem Jogos Universitários Mineiros

Delegação de 130 estudantes conquistou medalhas em todas as modalidades

Equipe de futsal feminino garantiu vaga para a Conferência Central, disputa que precede aos Jogos Universitários Brasileiros
Equipe de futsal feminino garantiu vaga para disputa que precede os Jogos Universitários Brasileiros Arquivo Liga das Atléticas da UFMG

Equipes da UFMG conquistaram, nesta semana, o primeiro lugar geral nos Jogos Universitários Mineiros (JUMs), disputados em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas. A competição reuniu, no período de 26 de abril a 1º de maio, cerca de 1 mil atletas de 12 instituições de ensino superior sediadas no estado.

Além da liderança geral, toda a delegação da UFMG, formada por 130 atletas, foi contemplada com medalhas, pois ficaram entre os três primeiros colocados nas modalidades esportivas em disputa: futsal, vôlei, handebol e basquete (feminino e masculino).

As equipes de futsal feminino e handebol masculino da UFMG conquistaram a medalha de ouro e se classificaram para a Conferência Central, que será disputada em Brasília, no mês de agosto. Os três primeiros colocados dessa próxima competição disputarão os Jogos Universitários Brasileiros, em Maringá (PR), em novembro.

Receberam a medalha de prata as equipes de handebol feminino, vôlei feminino e basquete feminino e masculino. Os times de futsal masculino e de vôlei masculino ganharam a medalha de bronze. Parte da delegação foi recebida pelo vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira nesta quinta-feira, dia 3, na Reitoria.

O vice-reitor Alessandro Moreira (quinto da esquerda para direita, em pé) recepcionou parte da delegação
O vice-reitor Alessandro Moreira (quinto da esquerda para a direita, em pé) recepcionou parte da delegação Júlia Duarte / UFMG

A participação das equipes da UFMG contou com apoio institucional e financeiro de instâncias da Universidade. O Centro Esportivo Universitário bancou as inscrições, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e o Diretório Central dos Estudantes assumiram parte dos custos da viagem e a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional cedeu o ginásio para treinamentos.

Os Jogos Universitários Mineiros são organizados pela Federação Universitária Mineira de Esportes (Fume). Nesta edição, além da UFMG, participaram atletas das universidades federais de Uberlândia (UFU), de Viçosa (UFV), de Itajubá (Unifei), de Ouro Preto (Ufop), de São João del-Rei (UFSJ), de Lavras (Ufla), da Universidade Salgado de Oliveira (Universo BH), da Universidade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia (Unipac) e dos institutos Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas (campus Barbacena) e Nacional de Telecomunicações (Inatel).

Liga das Atléticas
Os competidores que participaram do JUMs 2018 fazem parte da Liga das Atléticas da UFMG, associação que apoia, organiza e difunde o esporte no âmbito universitário. A Liga também oferece suporte a equipes que representam a UFMG em competições universitárias: futsal, vôlei, handebol, basquete, futebol de campo, vôlei de praia, atletismo, natação, taekwondo e judô. “Agora, estamos tentando montar outras equipes individuais para disputar campeonatos de modalidades como xadrez, tênis de campo e tênis de mesa”, informa Letícia Cardoso, presidente da Liga e aluna de Biomedicina.

Segundo ela, quem deseja se vincular a alguma equipe da UFMG deve estar regularmente matriculado em curso de graduação ou pós-graduação e precisa participar de seletivas realizadas no início de cada semestre letivo. “Essas seletivas são divulgadas pela Liga e pelas próprias equipes”, informa a presidente.

Mais informações sobre o trabalho da Liga das Atléticas estão disponíveis em seus perfis no Facebook e no Instagram e também podem ser solicitadas pelo endereço laufmg@gmail.com.

Equipe de handebol masculino também conquistou a medalha de ouro
Equipe de handebol masculino também conquistou a medalha de ouro Arquivo Liga das Atléticas da UFMG

Cláudia Amorim