Atrações do Festival de Inverno integram programação da Virada Cultural

Atividades, gratuitas, serão realizadas neste fim de semana

Parte da programação do Festival de Inverno está integrada às atividades da Virada Cultural de Belo Horizonte, que será realizada neste fim de semana, nos dias 20 e 21 de julho. As atrações, gratuitas, terão como palco o Centro Cultural, o Conservatório e o Espaço do Conhecimento UFMG.

Dona Jandira:
Dona Jandira: clássicos consagrados por Clara Nunes Arquivo pessoal

Centro Cultural
Na noite de sábado, às 20h, Dona Jandira apresenta seu show em homenagem à cantora Clara Nunes, a mineira de Paraopeba que eternizou em sua voz canções como Feira de mangaio e Canto das três raças. Acompanhada de sua banda, Dona Jandira canta clássicos da carreira da paraopebense.

No encerramento da programação do Festival, os grupos Choro do Jura e a Velha Guarda do Samba de BH se apresentam no domingo, 21, às 11h. Os ingressos devem ser retirados 30 minutos antes do início dos shows. O Choro do Jura, um dos principais grupos do gênero na capital, interpreta canções próprias e de artistas consagrados, como Pixinguinha e Jacob do Bandolim. Em seguida, a Velha Guarda do Samba de BH fecha as atividades interpretando canções características do samba de Minas Gerais.

Conservatório
O grupo Serelepe, formado pelo professor Eugênio Tadeu, do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes, com os seus ex-alunos Reginaldo Santos e Gabriel Murilo, apresentam suas Brinquedorias no sábado, dia 20, às 17h. A infância se materializa no palco com o espetáculo que traz 20 brincadeiras praticadas por crianças de toda a América do Sul. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.

Às 20h, o Ars Nova-Coral da UFMG interpreta obras sacras a cappella, além de peças acompanhadas por piano e composições brasileiras. Mais tarde, a partir das 21h30, a dupla formada por Matthias Koole (guitarra) e Henrique Iwao (instrumentos de confecção própria) apresenta o seu projeto QI ‒ Quartas de Improviso. Os artistas convidam Marina Cyrino (flautas, receptáculos de ar, entre outros) e o artista digital 1mpar (Henrique Roscoe) para a produção de uma performance que mescla música e artes visuais.

Grupo Serelepe
Grupo Serelepe leva ao palco brincadeiras do universo infantil sul-americanoFacebook Serelepe

Espaço do Conhecimento
No sábado, 20, serão realizadas três sessões de visita gratuita ao planetário. Às 18h, A Lua e o zodíaco mostra as fases da Lua em relação às constelações. Às 19h, ABC das estrelas conta a história de três amigos que embarcaram em nave espacial percorrendo os planetas do Sistema Solar. Às 20h, O alvorecer da era espacial faz um resumo da corrida ao espaço travada entre os Estados Unidos e a União Soviética no período da Guerra Fria.

Em parceria com os Correios, o Espaço do Conhecimento sediará o lançamento do selo especial em comemoração aos 50 anos da chegada do homem à Lua. A atividade terá início às 18h30. Às 18 e19h, haverá o Karaokê da lua. Os participantes cantarão uma seleção de músicas que citam o satélite em suas letras. No Terraço Astronômico, a partir das 19h, o público poderá visualizar os planetas Júpiter e Saturno com o auxílio de telescópios instalados no local. Para participar, os interessados devem retirar o ingresso na recepção a partir das 17h30.

Na manhã de domingo, 21, as atrações começam às 9h com o Yoga na praça. A atividade será realizada na Alameda da Educação, em frente ao Espaço. Com o auxílio do professor Paulo Baeta, do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da UFMG, os participantes serão introduzidos à prática milenar, que busca o equilíbrio entre o corpo e a mente. Posturas, mantras e exercícios de respiração dão o tom da atividade.

Logo em seguida, às 11h, agora de volta às instalações do Espaço, será iniciada a sessão de observação solar. Os participantes poderão visualizar o astro através de um telescópio especial. Os ingressos devem ser retirados na recepção, a partir das 10h.