Institucional

Atraso na divulgação do Enem e do Sisu impacta calendário acadêmico da UFMG para 2023

Para os calouros, o primeiro período letivo terá início em 20 de março, duas semanas após o previsto no calendário divulgado em outubro

Estudos nas bibliotecas fazem parte da rotina da vida nos campi da UFMG
Estudos nas bibliotecas fazem parte da rotina da vida nos campi da UFMG Foto: Lucas Braga | UFMG

Devido a atrasos na divulgação dos prazos relacionados ao sistema de seleção para ingresso nas universidades federais, a cargo do Inep (Instituto Nacional de Estudos e  Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ligado ao Ministério da Educação, a UFMG foi obrigada a reconfigurar o calendário acadêmico da instituição para 2023. As aulas dos calouros de graduação, no primeiro período letivo, terão início em 20 de março. Para os veteranos, está mantida a data de 6 de março, que constava no calendário aprovado em outubro.

O calendário teve de ser modificado também em outros pontos. O último dia letivo do primeiro período passou de 7 para 14 de julho. O segundo período terá início em 12 de agosto e será concluído no dia 16 de dezembro – essa última data continua como estabelecido no calendário divulgado anteriormente à comunidade da UFMG.

O calendário de 2023 foi publicado em outubro, conforme normas da instituição. No entanto, no final de novembro de 2022, o Inep informou que os resultados do Enem, que normalmente são divulgados em janeiro, seriam conhecidos apenas em 13 de fevereiro, o que levaria a publicação dos resultados do Sisu para 7 de março, um atraso significativo na comparação com os anos anteriores.

Gestões
A Andifes, com participação ativa da UFMG e de outras instituições, tem feito gestões junto ao MEC no sentido de que seja antecipada a divulgação dos resultados do Enem e, por consequência, o prazo final das escolhas dos estudantes por meio do Sisu. Essa medida é importante porque vai dar mais tempo hábil para a condução dos processos internos na Universidade.

A UFMG trabalha também para otimizar os procedimentos de registro acadêmico e matrículas de calouros, o que reduzirá a duração do processo, mantendo sua eficiência. Isso tornará possível limitar em apenas duas semanas o adiamento do início das aulas dos calouros em relação ao calendário divulgado anteriormente.

O novo calendário foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em reunião na última terça-feira, 20 de dezembro.

Veja a Resolução do Cepe que institui o calendário acadêmico, em sua nova versão.

Itamar Rigueira Jr.