Pesquisa e Inovação

Atuação em rede foi debatida em seminário de internacionalização na UFMG

Luiz González (Cinda), Álvaro Máglia (AUGM) e Estevam Las Casas (Ieat)
Luiz González (Cinda), Álvaro Máglia (AUGM) e Estevam Las Casas (Ieat) Foca Lisboa / UFMG

A visão de dirigentes de universidades latino-americanas e de instituições da China e da Índia sobre a atuação em rede dominou os debates do 4º Seminário de Internacionalização da UFMG na tarde da última quinta, 9.

Na primeira mesa, representantes de universidades da América latina falaram sobre o Enlaces, rede criada há oito anos para fortalecer o ensino superior solidário e a democratização do conhecimento na região. A mesa contou com Álvaro Máglia, representante da Associação de Universidades do Grupo Montevideo (AUGM), Roberto Escalante, da União de Universidades da América Latina e Caribe (Udual) e Luiz Eduardo Gonzalez, do Centro Universitário de Desarrollo (Cinda).

Na sequência, Wang Lei, da Beijing Nacional University, da China, apresentou sua perspectiva sobre parcerias com países do bloco Brics. O mediador foi o professor Gilberto Libânio, coordenador do Centro de Estudos da Ásia Oriental. Por último, Dheeraj Sanghi, do Indraprastha Institute of Information Technology (IIIT), de Nova Delhi, falou da inserção da Índia nas parcerias do Brics.

O diretor de Relações Internacionais, Fábio Alves, acredita que a busca de iniciativas multilaterais e a formação de redes são uma tendência crescente entre as universidades. “Mas os desafios são muito grandes, porque é preciso levar em conta que o número de atores envolvidos é cada vez maior, e isso representa consideráveis diferenças históricas, culturais e econômicas”, afirmou.