Aula inaugural debate justiça ambiental e educação entre os Maxakalis

Evento no próximo dia 9 marca o lançamento da Formação Transversal em Agricultura Familiar e Agroecologia

Atividade convida a refletir sobre um futuro para a ciência em tempos de catástrofes climáticas
Joelson dos Santos é Notório Saber pela UFMG e líder da Teia dos Povos e do Assentamento Terra Vista Foto: Pedro Aspahan | UFMG

A UFMG promoverá, na terça-feira, 9 de abril, às 14h, o seminário e aula inaugural da Formação Transversal em Agricultura Familiar e Agroecologia, com o tema Justiça ambiental, povos originários e educação: a experiência do projeto Hãmhi-terra viva.

O evento terá a participação de Carlos Eduardo Ferreira Pinto, promotor de justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional ao Meio Ambiente (Caoma) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), e do doutor por Notório Saber pela UFMG Joelson Ferreira dos Santos, líder da Teia dos Povos e do Assentamento Terra Vista em Arataca, na Bahia.

Gratuita e aberta ao público, a atividade estimula a reflexão sobre um futuro para a ciência em tempos de catástrofes climáticas, tendo os povos e comunidades tradicionais como protagonistas de mudanças.

Curso em agroecologia
Em consonância com a política de interiorização da extensão da Pró-reitoria de Extensão (Proex), o projeto Hãmhi-terra viva foi iniciado em 2023 para oferecer formação em agroecologia a professores Maxakalis. Com a formação, eles poderão atuar em escolas de territórios como Água Boa, Pradinho e Aldeia Escola Floresta, no município de Santa Helena de Minas.

O projeto é desenvolvido pela Faculdade da Educação da UFMG em parceria com o MPMG – por meio do Caoma e Plataforma Semente –, com o Instituto Opaoká, com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e com as prefeituras e instituições ambientalistas.

Nova formação
Inédita, a Formação Transversal em Agricultura Familiar e Agroecologia começa a ser ofertada deste semestre letivo, no âmbito das atividades desenvolvidas pela Rede de Agricultura Familiar e Agroecologia (Rafa) da UFMG.

Com aulas ministradas em Belo Horizonte e Montes Claros, a formação buscará, entre outros objetivos, ampliar a participação de representantes da comunidade externa, aproximar a comunidade acadêmica dos povos do campo e dos sujeitos e práticas agrícolas em territórios populares urbanos e integrar estudantes dos campi da Universidade.