Aula inaugural na Escola de Enfermagem discutirá desigualdades na saúde
Atividade será ministrada pelo professor Maurício Barreto, da Fiocruz Bahia
Nesta quinta-feira, 16, a partir das 14h, o Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem promove a aula inaugural Políticas sociais para redução de desigualdades: a epidemiologia, a saúde coletiva e o futuro – renovados desafios, ministrada pelo professor Maurício Lima Barreto, do Instituto Gonçalo Moniz, da Fundação Oswaldo Cruz da Bahia.
De acordo com a professora Kênia Lara Silva, coordenadora do Colegiado de Pós-Graduação em Enfermagem da UFMG, a aula inaugural pretende promover reflexão sobre as mudanças das condições de saúde ao longo do tempo em razão dos processos de desenvolvimento econômico, político, social e cultural das diferentes sociedades. "Temos assistido a um aumento das desigualdades sociais e em saúde no Brasil. Pensar políticas sociais que possam reduzi-las é fundamental e deve ser objeto de pesquisas em diferentes áreas, subsidiando a tomada de decisões no âmbito governamental", enfatiza.
O professor Maurício Lima Barreto lidera grupo que pesquisa os aspectos epidemiológicos das doenças infecciosas, desnutrição e asma, avalia o impacto populacional de intervenções e estuda os aspectos teóricos e metodológicos da epidemiologia. Ele coordena centro de excelência na América Latina, que busca estudar o impacto da urbanização, migração e mudanças no estilo de vida e na exposição a asma na América Latina.
A aula inaugural terá lugar no salão nobre da Faculdade de Medicina da UFMG. O evento é aberto ao público e dispensa inscrição prévia.