Ensino

Diversidade de gênero e ciência é tema de aula magna do ICB

Cinco convidados, entre os quais a vereadora Duda Salabert, vão discorrer sobre o assunto sob diversas perspectivas

A aula magna de graduação do Instituto de Ciências Biológicas 2021 discutirá a relação entre diversidade de gênero e ciência. O objetivo do encontro, on-line, é entender como as questões de gênero devem ser reconhecidas na sociedade e podem contribuir para transformar a educação e a ciência. 

A live ocorre nesta quinta, 27, às 14 horas, no canal do ICB no Youtube. Participantes receberão certificado. O evento reunirá cinco convidados, que apresentarão diferentes perspectivas sobre o tema: a professora e vereadora Duda Salabert, o biólogo e divulgador de ciência Daniel Santana de Carvalho, o professor da Faculdade de Educação Paulo Henrique de Queiroz, a estudante de Ciências Biológicas da UFMG Lia Martins e a servidora da Escuta Acadêmica do ICB Maria de Lourdes Melo.

Em entrevista à TV UFMG, Lia Martins explica que essa é uma discussão muito importante na luta pela diversidade, pois o ambiente acadêmico ainda não é suficientemente inclusivo. Maria de Lourdes, por sua vez, explica que a Escuta Acadêmica é uma instância à qual o estudante pode recorrer para resolver problemas associados ao seu percurso acadêmico ou mesmo quando enfrenta situações de discriminação. Lá, ele será acolhido com respeito, diálogo e sigilo. 

Leia mais sobre a aula inaugural do ICB.

Entrevistadas: Lia Martins (estudante de Ciências Biológicas da UFMG) e Maria de Lourdes Melo (Escuta Acadêmica do ICB)

Equipe: Maria Carolina Martins (produção), Marcia Botelho (edição de imagens) e Jessika Viveiros (edição de conteúdo)