Notícias Externas

Ausência de dados sobre população em situação de rua desafia próximo prefeito de BH

Professor André Luiz Freitas Dias, do Programa Polos de Cidadania, falou sobre o tema no terceiro episódio da série 'Vote com ciência', da Rádio UFMG Educativa

Sem moradia, população em situação de rua é considerada vulnerável ao coronavírus
Sem moradia, população em situação de rua é uma das mais vulneráveis ao novo coronavírus Jonathan Kho I Unplash

A pandemia de covid-19 agrava ainda mais os problemas que já afetam diariamente a população em situação de rua em Belo Horizonte, como dificuldade de acesso a uma moradia digna, racismo estrutural e desigualdade de gênero. A falta de um censo que possibilite compreender melhor quem são essas pessoas é outro desafio para o próximo prefeito de Belo Horizonte.

Essa é a análise  do professor André Luiz Freitas Dias, coordenador do Programa Polos de Cidadania da UFMG. “É preciso que a vida dessas pessoas importe para a sociedade. Sem dados confiáveis, é impossível elaborar, implementar, monitorar e avaliar políticas públicas", analisa. Saiba mais no terceiro episódio da série Vote com ciência.

Ouça o episódio 3 da série "Vote com ciência" sobre o tema população em situação de rua

Na série, veiculada diariamente nesta semana, um pesquisador da UFMG aborda, em cinco pontos, questões importantes para a cidade em áreas como saúde, educação, ciência e tecnologia, direitos humanos e segurança pública. Eles fazem análises sobre os principais problemas de Belo Horizonte na área, as políticas que precisam ser implementadas e dicas para o eleitor não cair em ciladas. 

Os dois primeiros programas abordaram o SUS e a educação infantil. No episódio desta quinta-feira, o professor do Instituto de Geociências da UFMG Frederico Couto Marinho, pesquisador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) da UFMG, falará sobre segurança pública.  

A série Vote com ciência vai ao ar de segunda a sexta, por volta das 11h20, no âmbito do Programa Conexões. A Rádio UFMG Educativa pode ser sintonizada na frequência 104,5 FM ou pela internet.