Autismo na escola é tema do Ceale Debate de abril
Convidada é a professora Adriana Borges, especialista em educação especial e inclusiva
O programa Ceale Debate deste mês recebe a professora Adriana Borges, da Faculdade de Educação, para tratar do tema O aluno com autismo na escola. O evento ocorre no próximo dia 23, das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da FaE. As inscrições, gratuitas, devem ser realizadas por meio de preenchimento de formulário. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail cealedebate@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-5334.
Na palestra, a professora discutirá os desafios e as possibilidades de trabalho com alunos autistas na escola comum, cujo processo de ensino-aprendizagem requer o conhecimento de suas peculiaridades. Temas como linguagem, comportamento e dificuldades sensoriais serão abordados na palestra, além dos aspectos relacionados aos modos de aprender.
Segundo Adriana Borges, o diagnóstico de autismo tem sido feito cada vez mais precocemente, e o número de casos vem aumentando em todos os países. “Em pouco tempo, todos os professores terão tido em sua sala de aula pelo menos um aluno com autismo”, afirma a professora.
A palestrante
Adriana Araújo Pereira Borges é professora de Políticas Públicas de Educação Inclusiva e da pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social na FaE. É graduada em Psicologia (UFJF), especialista em Filosofia (Ufop), mestre em Psicologia (PUC Minas) e doutora em Educação (UFMG). É líder do Laboratório de Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão (Lappeei/FaE) e membro do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Atuou como psicóloga em escolas da rede pública municipal de Arcos (MG) e como técnica de nível superior da Prefeitura de Belo Horizonte, lotada na urgência psiquiátrica do CERSAM Barreiro.
O ciclo
Ceale Debate é um ciclo de conferências aberto a professores alfabetizadores, educadores e estudantes de graduação que ao ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Seu objetivo é possibilitar a socialização de experiências pedagógicas e resultados de pesquisas, alimentando processos de formação autônomos e permanentes. É realizado mensalmente, sempre na Faculdade de Educação. As conferências são abertas ao público e gratuitas.