Ensino

Avaliação formativa é tema do último fórum do Programa Integração Docente

Evento encerrou mais um ciclo da iniciativa

Benigna, Zacarias (à esquerda) e
Benigna, Zacarias (à esquerda) e Balarani falaram sobre os desafios da avaliação formativaReprodução de tela: Raphaella Dias | UFMG

A série de fóruns do Programa de Integração Docente foi encerrada na tarde desta quarta-feira, dia 24. Lançada para colaborar com as demandas advindas da pandemia de covid-19, a iniciativa passou por várias fases em que foram tratadas questões relativas ao planejamento do ensino remoto emergencial, o compartilhamento das experiências nesse novo formato, o monitoramento do processo e a transição para o ensino híbrido. Para isso, contou com ações como fóruns, webinários, minicursos e oficinas tanto para docentes quanto para discentes.

A 24ª edição do evento, disponível no canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários na plataforma YouTube, teve como tema Avaliação da aprendizagem formativa on-line e foi aberta pela pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira. “Arrisco-me a dizer que, quando estávamos no presencial, numa situação que já conhecíamos, já víamos uma dificuldade na forma de fazer essa avaliação formativa. No remoto, o desafio é ainda maior".

Qualidade
“Não há um consenso a respeito do que seja avaliação formativa, uma vez que toda avaliação é formativa”, refletiu o professor Zacarias Jaegger, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Em sua fala, ele fez uma contextualização sobre o surgimento da avaliação formativa e de como ela evoluiu como instrumento de controle da qualidade da educação.

“Educação de qualidade é aquela que tem valor de uso, que tem valor de troca, feita por excelentes profissionais, com condições objetivas, no mínimo, boas", defendeu o professor, para quem a educação precisa formar o estudante como sujeito do mundo.

Aprendizado
“Será que a nota de 0 a 100 representa alguma coisa?”, indagou o professor Júlio Balarini, da Escola de Engenharia da UFMG, no início de sua apresentação. Ele contou que a fala de Zacarias o estimulou a pensar o quanto ainda há preocupação com a quantificação do aprendizado, e essa quantificação talvez não corresponda ao aprendizado real. Para ele, o foco nas necessidades do mercado ofusca as necessidades do próprio estudante.

Balarani compartilhou suas experiências de avaliação (incluindo o acompanhamento prévio e posterior) e suas práticas pedagógicas vivenciadas durante o ensino remoto. 

Fóruns
Todos as edições dos fóruns promovidas pelo Integração Docente estão disponíveis no site do programa, assim como os webinários e outras informações. O evento encerrou mais um ciclo do programa.

Com Assessoria de Comunicação da Prograd