Formas de Ingresso

Bancas de validação e heteroidentificação têm início nesta terça

Candidatos aprovados para vagas reservadas a pessoas com deficiência ou autodeclaradas negras devem comparecer presencialmente à UFMG

Estudantes autodeclarados negros (pretos ou pardos) devem participar de banca presencial para confirmação fonotípica
Estudantes autodeclarados negros (pretos ou pardos) devem participar de banca presencial para confirmação fenotípica Lucas Braga | UFMG

Candidatos aprovados na chamada regular Sisu 2022 para uma das vagas reservadas para pessoas com deficiência ou autodeclaradas negras (pretas e pardas) devem comparecer presencialmente diante das bancas de verificação e validação e de heteroidentificação, a partir desta terça-feira, 15, até sexta-feira, 18 de março, conforme escala de atendimento divulgada no site Sisu UFMG.

Os candidatos que ocuparão vagas dos cursos sediados em Belo Horizonte deverão comparecer ao campus Pampulha (Centro de Atividades Didáticas III – Avenida Antônio Carlos, 6.629). Caso tenha sido aprovado em algum curso oferecido pelo Instituto de Ciências Agrárias (ICA), o candidato deve comparecer ao campus Montes Claros (Avenida Universitária, 1.000 – Bairro Universitário).

Conforme orientações do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) é obrigatória a apresentação do documento de identidade e a presença do representante legal para menores de 18 anos. Também é permitida a presença de acompanhante nos casos de candidatos acima de 60 anos que necessitem de apoio e de pessoas com deficiência.

Tanto os candidatos quanto seus acompanhantes devem cumprir os protocolos de biossegurança contra a covid-19, como uso obrigatório de máscara cobrindo nariz e boca e higienização das mãos com álcool em gel. Candidatos que vão passar pela banca de heteroidentificação poderão receber a solicitação de retirada momentânea de máscara para verificação dos traços fenotípicos.

Garantia da vaga
A apresentação diante das bancas de validação e verificação e de heteroidentificação é procedimento obrigatório para a garantia da vaga. O candidato que não comparecer no dia, horário e local estabelecidos na convocação ou que recusar a se submeter à confirmação da autodeclaração pela comissão ou ainda que não tiver confirmada condição racial de pessoa negra (preta ou parda) pela maioria dos membros da comissão terá seu registro acadêmico cancelado, perdendo o direito à vaga no curso para o qual foi classificado, independentemente de alegação de boa-fé.

Caso o candidato não possa comparecer ao atendimento agendado, em virtude de isolamento social decorrente de sintomas da covid-19, ele deverá encaminhar um e-mail para dra@drca.ufmg.br para que a UFMG possa analisar a sua situação.

Heteroidentificação
As bancas de heteroidentificação na UFMG foram implementadas em 2019, como forma de aprimorar o sistema de autodeclaração de pessoas negras, que concorrem e são aprovadas no Sisu nessa modalidade de reserva de vagas. O processo está descrito em livro do professor Rodrigo Ednilson de Jesus, presidente da Comissão de Ações Afirmativas e Inclusão da UFMG.

A obra Quem quer (pode) ser negro no Brasil? é um relato das experiências pessoais, acadêmicas e de gestão do professor, que discute a heteroidentificação e autodeclaração de pessoas pretas ou pardas, e promove a reflexão do que é ser negro no Brasil, no contexto social, cultural, educacional, político e histórico do país.

Lista de espera

Nesta segunda-feira, dia 14, a partir das 17h, a UFMG divulga no site Sisu UFMG a posição dos candidatos que fizeram a opção da lista de espera no Ministério da Educação (MEC). A classificação e convocação da primeira chamada da lista de espera e a primeira antecipação de entrada para o primeiro e segundo períodos letivos de 2022 será divulgada na quarta-feira, 16 de março. Os candidatos convocados deverão realizar o registro acadêmico on-line com upload dos documentos no período de 16 a 18 de março.

Candidatos não convocados na primeira chamada da lista de espera que tiverem interesse em permanecer aguardando uma vaga na graduação da UFMG deverão manifestar interesse, de 16 a 21 de março, no site Sisu UFMG.