Formas de Ingresso

Bancas presenciais recebem classificados cotistas do Sisu UFMG a partir de segunda

Procedimentos de heteroidentificação e de validação são destinados, respectivamente, a candidatos autodeclarados negros e com deficiência

Candidatos autodeclarados negros ou com deficiência deverão comparecer diante de bancas de validação de sua condição
Candidatos autodeclarados negros deverão se apresentar a bancas de validação de sua condição Captura de tela / TV UFMG

Candidatos convocados na chamada regular do Sisu UFMG que concorreram nas modalidades de vagas para pessoas com deficiência ou autodeclaradas negras (pretas ou pardas) deverão comparecer, presencialmente, às bancas de verificação, validação e heteroidentificação a partir da próxima segunda-feira, 26, conforme orientações e escala de atendimento que começaram a ser divulgadas na tarde desta quinta-feira.   

O vice-diretor do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), Leandro Xavier Rapini, explica que a escala será atualizada diariamente, até sábado, à medida que os candidatos forem concluindo o registro acadêmico on-line e o upload dos documentos – o prazo termina às 23h59 desta sexta-feira, 23 de abril. 

Leandro Xavier ressalta que, entre os 1.059 candidatos que passarão pela banca de heteroidentificação e os 136 com deficiência, somente os do primeiro período letivo que concorreram nessas modalidades e não fizeram a opção de mudança de ano/semestre de entrada serão convocados para as bancas de validação de sua condição, que ocorrem de 26 a 30 de abril. 

O candidato que não puder comparecer por motivo relacionado à pandemia pode optar por não ingressar no semestre para o qual foi classificado. Ele deve preencher e enviar formulário on-line para o e-mail dra@drca.ufmg.br, declarando essa opção e comprometendo-se a realizar, como os demais candidatos, o registro on-line e o upload dos documentos obrigatórios até as 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira, 23 de abril, e aguardar publicação de orientações sobre cronograma para o procedimento presencial. 

Orientações e protocolos de segurança
Conforme orientação divulgada, o candidato não pode se fazer representar por procuração, correspondência ou qualquer meio digital. Os estudantes que não atingiram a maioridade devem necessariamente contar com a participação e presença do responsável legal, no caso de menores de 16 anos, ou anuência formal de seu representante legal, no caso de maiores de 16 e menores de 18 anos, nos termos do Código Civil.  

Medidas de segurança sanitária devem ser seguidas pelos candidatos ao acessarem as dependências da Universidade: o uso de máscara cobrindo completamente o nariz e a boca é obrigatório, e o horário agendado para cada candidato também deve ser rigorosamente respeitado. Para evitar aglomerações, atrasos não serão tolerados.

Bancas
Implantado em 2019, o procedimento de heteroidentificação de candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) tem respaldo jurídico na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 186, aprovada em 2012 pelo Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a decisão, o julgamento, realizado por comitês posteriores à autoidentificação pelo candidato, deve ser baseado no fenótipo (conjunto de características físicas visíveis que o fazem ser identificado socialmente como pessoa negra) e não na ascendência.

Na UFMG, a banca é formada por cinco membros designados pela Reitoria, com experiência na temática da promoção da igualdade racial e do enfrentamento do racismo. Outro instrumento utilizado pela Universidade é a carta consubstanciada, na qual o candidato deve relatar os motivos que justificam sua autodeclaração e seu pertencimento étnico.

Os candidatos indígenas deverão apresentar documentação expedida pelas lideranças do povo do qual fazem parte, para certificar seu reconhecimento como membros legítimos da comunidade/etnia com a qual mantêm vínculo identitário. A validação da documentação é conferida pela mesma banca.

Os candidatos com deficiência deverão apresentar relatório de seu médico e serão submetidos a análise e entrevista por banca de verificação e validação, composta de equipe multiprofissional das áreas de saúde e ciências humanas, que também estabelecerá data, horário e local para comprovação das condições.

Saiba mais sobre o processo de heteroidentificação em artigo publicado na edição 2087 do Boletim UFMG.

Notas de corte
Nesta edição do Sisu UFMG, foram registrados 86.012 candidatos e 113.718 inscrições (cada candidato pôde fazer até duas opções de inscrição) para concorrer a uma das 6.309 vagas ofertadas nos 71 cursos de graduação da Universidade. Após a convocação da chamada regular, a nota de corte geral mínima foi 334.68 pontos, e a máxima geral, 845 pontos.

Os cinco cursos mais concorridos foram da área da saúde: Biomedicina (62 candidatos/vaga), Medicina (59 candidatos/vaga), Psicologia (43 candidatos/vaga), Fisioterapia (42 candidatos/vaga) e Enfermagem (42 candidatos/vaga).

Veja a  lista de máximos e mínimos de todos os cursos/modalidades e as listas de vagas disponíveis para o primeiro e o segundo períodos em Belo Horizonte e o primeiro período em Montes Claros.

Lista de espera do MEC
Termina nesta sexta-feira, 23, às 23h59 (horário oficial de Brasília) o prazo para o candidato não selecionado na chamada regular do processo seletivo manifestar interesse em participar da lista de espera, na página do Sisu. O candidato pode optar pela primeira ou segunda opção de inscrição no Sisu, clicando no campo ‘ver meu boletim’.  

A previsão é de que na próxima quinta-feira, 29 de abril, seja publicada a posição dos candidatos. No dia seguinte (30), a UFMG deverá divulgar a lista dos classificados e instruções para a primeira chamada da lista de espera e primeira antecipação de entrada.

Lista de espera da UFMG
Os candidatos classificados não convocados na primeira chamada da lista de espera do Sisu e que não foram chamados para registro acadêmico e matrícula ainda poderão optar por permanecer na lista de espera por uma vaga da UFMG, independentemente de sua classificação. Conforme ato de retificação do edital Sisu/UFMG, o prazo para manifestação de interesse será de 30 de abril até as 23h59 (horário oficial de Brasília) de 4 de maio. O candidato deve imprimir o comprovante desse procedimento por meio do sistema da UFMG. 

As orientações e atualizações referentes ao processo seletivo na Universidade estão concentradas na página Sisu UFMG.  

Teresa Sanches