Pessoas

Beatriz Alvarenga compõe lista de pioneiras da ciência

Beatriz Alvarenga fundou o Departamento de Física da UFMG
Beatriz Alvarenga fundou o Departamento de Física da UFMG Foca Lisboa / UFMG

A professora Beatriz Alvarenga, aposentada do Departamento de Física da UFMG, é uma das 10 mulheres incluídas na sétima edição da lista Pioneiras da Ciência no Brasil. A iniciativa é do Programa Mulher e Ciência, que fomenta a participação das mulheres nas ciências e tecnologias e estimula o protagonismo de jovens em diversas áreas do conhecimento.

Pioneiras da Ciência mostra as histórias das mulheres pesquisadoras e cientistas que contribuíram, de forma relevante, para o avanço do conhecimento científico e para a formação e ampliação do sistema científico e tecnológico no Brasil, principalmente na formação de recursos humanos.

Beatriz foi a primeira professora de Física do Colégio Estadual Central de Belo Horizonte (Escola Estadual Milton Campos), nos anos 1940, época em que o ensino ministrado por mulheres era restrito a trabalhos manuais, ginástica e culinária. Em 1968, foi uma das responsáveis pela criação do Departamento de Física no Instituto de Ciências Exatas da UFMG. Na década de 1970, Beatriz escreveu, em parceria com o professor Antonio Máximo, a coleção de livros didáticos Física – contexto e aplicações, que ainda hoje é referência no ensino da disciplina em todo o país.

Indicações para as próximas edições do Pioneiras da Ciência no Brasil devem ser encaminhadas para programamulhereciencia@cnpq.br.

Leia mais sobre Beatriz Alvarenga e as outras pioneiras no portal do CNPq.

Veja entrevista com a professora Beatriz Alvarenga produzida pelo projeto UFMG Tube.