Notícias Externas

BH STONE Garagem Rock Festival lança primeiro mapeamento de bandas de rock de garagem da capital

Projeto voltado para a preservação da memória do rock belo-horizontino é totalmente organizado por equipe de profissionais mulheres

Produtora e guitarrista Azula Marina é idealizadora do BH STONE 2022, evento que já está com inscrições abertas
Produtora e guitarrista Azula Marina é idealizadora do BH STONE 2022, evento que já está com inscrições abertas Reprodução/Instagram @tempestatix

No próximo domingo, 12 de dezembro, é comemorado o aniversário de Belo Horizonte, que completa 124 anos de fundação. Durante boa parte dessa trajetória, o rock fez história na cidade. BH é berço do Sepultura, Skank, Patu Fu, Tianastácia e tantas outras bandas que marcaram e marcam a música brasileira. Foi pensando em fortalecer e estimular ainda mais a cena independente do gênero na metrópole, que o BH Stone, maior Festival de Rock de Garagem da capital, está lançando o Mapa das Bandas de Garagem de Belo Horizonte - ROCK BOCA A BOCA.

O mapeamento é realizado pelo site do BH STONE e é colaborativo, cada banda e artista pode registrar sua trajetória, incluindo localização regional, estilo musical, formação, entre outras informações. O projeto busca registrar todos os grupos ativos e também os que já passaram pela cena, criando um instrumento info-cartográfico destinado à preservação da memória do rock belo-horizontino, para o fomento de novas políticas públicas e aumento da visibilidade das bandas locais.

Mapeamento é um trabalho inédito e promete ser o mais completo já realizado sobre a cena de Belo Horizonte
Mapeamento é um trabalho inédito e promete ser o mais completo já realizado sobre a cena de Belo Horizonte BH STONE

Para conhecer melhor o Mapa das Bandas de Garagem de Belo Horizonte, o programa Noite Ilustrada desta sexta-feira, 10, recebeu a produtora e idealizadora do BH STONE, Azula Marina. A convidada falou mais sobre o festival, que está com inscrições abertas para sua 2ª edição, e sobre a proposta do projeto de mapeamento de registrar a história do passado e presente da cena rock na capital. Para ela, ter uma equipe totalmente feminina por trás da iniciativa faz toda a diferença. "É uma coragem muito grande de fazer o impossível acontecer, sabe? Somos uma equipe com uma força incrível, um amor pela música também, eu acho que é tudo isso. E a gente também é super fã de todas essas bandas, de todos esses artistas, então mistura nossa tietagem com essa paixão pelo rock e essa vontade de adiar o fim do mundo", refletiu Azula Marina.

A guitarrista também fez questão de destacar que o projeto servirá como um registro de incentivo às políticas públicas, de forma que elas sejam orientadas para a realidade e contribuam para evitar a invisibilização do gênero musical na cidade. "A ideia é não deixar morrer essa história", afirmou a produtora. Durante a conversa, ela compartilhou que a equipe espera alcançar a maior diversidade possível de grupos sociais dentro dos diferentes estilos do rock, aspecto central também para o BH STONE Festival, que privilegia a presença de artistas do gênero feminino, negros, indígenas e LGBTQIA+.

Ouça a entrevista completa pelo Soundcloud.

O Mapa das Bandas de Garagem de Belo Horizonte - ROCK BOCA A BOCA é realizado por meio de um formulário disponível no site do projeto. Podem se inscrever bandas das 9 regionais da metrópole que estejam na ativa ou que já se aposentaram. As novidades do BH STONE, que tem sua 2ª edição programada para julho de 2022, você acompanha pela conta do festival no Instagram.

Produção: Maron Filho e Flora Quaresma, sob orientação de Luiza Glória e Alessandra Dantas
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Alessandra Dantas