Arte e Cultura

Exposição reúne equipamentos antigos usados em aulas práticas

Marcos Nicácio, professor aposentado do Coltec,
Marcos Nicácio, professor aposentado, com equipamentos que usou em atividades no ColtecCarla Pedrosa / UFMG

Balanças, amperímetros e medidores de fusão, utilizados no ensino de física e química na UFMG, são alguns dos instrumentos que estão expostos na Biblioteca Central até o dia 28 deste mês. Datados de 1940 a 1990, esses aparelhos integram a mostra Ciência e tecnologia / patrimônio cultural, sobre a memória do ensino e da pesquisa no Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e no Colégio Técnico (Coltec), por meio de seus equipamentos.

A iniciativa é de um grupo de professores das duas unidades, que, ao constatar o número significativo de aparelhos de ensino e pesquisa descartados inadequadamente, se uniu em busca do resgate e da preservação desses materiais e das práticas educativas a eles relacionadas.

“À medida que se aprimora a tecnologia dos equipamentos de ensino, há uma perda das habilidades práticas exigidas dos estudantes, como a habilidade de aferir uma balança. Ao resgatar a história desses equipamentos, é possível recuperar a memória dessas práticas”, afirma o professor Eliezer Costa, do Coltec, curador da mostra ao lado dos professores Isolda Mendes, Isabel Fortes e Alexandre Melo, do Departamento de Química. Eles contam com apoio do professor Elmo Salomão, do Departamento de Física, e da restauradora Luiza Brito, da Escola de Belas Artes.

A mostra visa também reforçar a importância dos museus e centros de memória para preservar o patrimônio material e imaterial da Universidade. “Queremos ampliar o conceito de patrimônio cultural. A UFMG é patrimônio cultural, e todas as pessoas, documentos e objetos que contribuem para a construção da história da Instituição também fazem parte desse patrimônio”, afirma a professora Isolda Mendes.

A exposição Ciência e tecnologia / patrimônio cultural pode ser visitada no saguão da Biblioteca Central, no campus Pampulha, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h.

Com Assessoria de Comunicação do Sistema de Bibliotecas da UFMG