Biblioteca Central vai reabrir em outubro espaços para estudo presencial

Comunidade da UFMG terá acesso aos ambientes mediante agendamento on-line e cumprimento das medidas de biossegurança

Espaços de estudos
Espaços de estudos da Biblioteca Central terão 80 lugares disponíveisDivisão de Comunicação da Biblioteca Universitária

Com o avanço da UFMG para a etapa 2 do Plano para o retorno presencial, que prevê a ocupação de até 40% de seus espaços físicos, a diretoria do Sistema de Bibliotecas estabeleceu a reabertura dos ambientes de estudo da Biblioteca Central (BC) a partir de 18 de outubro. Eles ficarão abertos às segundas-feiras, das 8h às 12h, e às quartas, das 14h às 18h, podendo haver ampliação dos horários conforme demanda. A Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras, no quarto andar da BC, também retomará agendamento para consulta ao acervo, com o mesmo sistema on-line que será utilizado pela Biblioteca Central e seguindo as mesmas regras, dias e horários.

Os agendamentos serão destinados apenas à comunidade acadêmica da UFMG. As demais bibliotecas devem avaliar, com os diretores das unidades onde estão instaladas, a possibilidade de reabertura dos seus respectivos espaços de estudo, de acordo com as condições locais. Os usuários podem se informar por meio de contato telefônico ou por e-mail.

“Esses espaços estarão abertos para as pessoas da comunidade da UFMG regularmente cadastradas no Sistema de Bibliotecas, com todas as regras de biossegurança respeitadas, como uso de máscara e distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas. Será necessário agendar a utilização dos espaços de estudo da BC em sistema próprio a ser divulgado no início de outubro”, esclarece a diretora da Biblioteca Universitária (BU), Kátia Lúcia Pacheco.

Ambiente insubstituível
A chefe da Biblioteca Central, Cleide Vieira, afirma que a demanda de estudantes de graduação e pós-graduação para a reabertura dos espaços de estudo tem sido grande. “Atendi, por exemplo, no agendamento de empréstimo e devolução, um aluno que está com dificuldades de se concentrar em casa nos estudos, diante das demandas do filho pequeno. Situação semelhante é vivenciada por outros estudantes que não têm, em casa, ambiente propício aos estudos. Percebemos, com a pandemia, que é possível realizar muitos serviços de forma remota, mas o ambiente de estudo da biblioteca é insubstituível”, diz ela.

Cleide Vieira esclarece que, com o espaçamento de 1,5 metro entre as mesas, a Biblioteca dispõe de 80 lugares, sendo nove cabines de estudo. “Importante ressaltar que só poderá estudar um aluno por mesa e por cabine. Não será permitido estudo em dupla ou em grupo. O uso de máscara será obrigatório, e o bebedouro só poderá ser usado para encher as garrafas de água que os próprios usuários trouxerem de casa", salienta.

Em relação às adaptações do espaço, além do distanciamento das mesas, álcool em gel será disponibilizado em todos os ambientes. Na portaria da Biblioteca Central, um totem aferirá a temperatura dos usuários. O controle do número de pessoas que terão acesso aos ambientes será feito por meio do agendamento on-line, em sistema próprio da Biblioteca Universitária.

“Divulgaremos esse sistema no início de outubro, para que os usuários possam fazer o agendamento antes da abertura dos espaços de estudo. A princípio, esses locais serão abertos apenas para a comunidade da UFMG regularmente cadastrada no Sistema de Bibliotecas. O serviço de guarda-volumes também será retomado, porque não é permitida a entrada com mochila e bolsa na biblioteca”, conclui Cleide Vieira.

Os treinamentos sobre as plataformas de e-books e bases de dados do Portal Capes continuarão sendo feitos on-line, no canal Suporte à Pesquisa UFMG no YouTube. Outros serviços como treinamento para calouros, emissão de nada consta e pagamento de multa também permanecerão remotos

Empréstimos e devoluções
O agendamento de empréstimo é exclusivo para usuários do Sistema de Bibliotecas da UFMG e contempla apenas o empréstimo domiciliar de obras disponíveis no catálogo on-line. Para solicitá-lo, após clicar no título da obra de interesse, basta apertar a opção “Solicitação de Empréstimo”, que aparecerá no canto inferior direito da tela. Será solicitado o preenchimento da senha de usuário (aquela utilizada nas bibliotecas) e dos dados para contato (e-mail e telefone atualizados). Depois disso, é só clicar em confirmar. A biblioteca será notificada sobre a solicitação do usuário e entrará em contato, via e-mail, para agendamento da data e do horário para retirada do empréstimo.

Preferencialmente, é agendado o empréstimo de obras não disponíveis nas quatro plataformas de e-books assinadas pela Biblioteca Universitária. “Pedimos ao usuário a gentileza de conferir a disponibilidade da obra de interesse nessas plataformas, que dão acesso por tempo ilimitado ao livro eletrônico, antes de agendar o empréstimo do livro físico”, sugere Kátia Pacheco.

A renovação dos itens emprestados continua sendo feita de forma automática. Mesmo assim, caso queira devolver um livro, o usuário deve agendar a devolução, enviando um e-mail para a biblioteca da unidade onde trabalha ou estuda.

Carla Pedrosa | jornalista do Sistema de Bibliotecas da UFMG