Biblioteca do campus Saúde reabre para empréstimo e devolução de livros

Funcionamento seguirá protocolos de segurança e horários agendados

Fachada da Biblioteca do campus Saúde:
Acesso às dependências da biblioteca do campus Saúde não será permitido; empréstimos e devoluções ocorrerão na parte externa do balcão de atendimentoLucas Braga / UFMG

A partir de hoje, 7 de outubro, a Biblioteca J. Baeta Vianna, do campus Saúde, retoma parte de suas atividades presenciais em horários reduzidos. Os plantões de atendimento ocorrem todas às quartas feiras, das 10h às 16h, apenas para empréstimos e devoluções de livros com agendamento prévio.

Os empréstimos devem ser solicitados pelo catálogo on-line do Sistema de Bibliotecas da UFMG (sistema Pergamum), enquanto as devoluções devem ser agendadas pelo e-mail atendimentobiblioteca@medicina.ufmg.br.

A reabertura segue as diretrizes do Plano de retorno presencial de atividades não adaptáveis ao modo remoto, elaborado com base nos trabalhos da assessoria técnico-científica do Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus da UFMG e da Comissão de Acompanhamento designada pelo Conselho Universitário. Cabe à Faculdade de Medicina oferecer suporte às condições de biossegurança e à preparação dos protocolos necessários, como informa o diretor da Unidade, professor Humberto José Alves. Esse processo inclui seguir orientações para garantir a segurança dos profissionais e de suas relações com o público e com os próprios livros.

Segundo o coordenador da Biblioteca J. Baeta Vianna, Gesner Francisco Xavier Junior, desde o início do trabalho remoto, havia pedidos para o retorno das atividades presenciais, principalmente por parte da comunidade acadêmica. “A demanda por empréstimos e devoluções de livros sempre foi de primeira ordem, haja vista que a interrupção das atividades presenciais ocorreu de forma abrupta, sem que boa parte dos alunos pudesse se organizar e retirar os livros de seu interesse”, comenta.

O diretor Humberto José Alves acrescenta que, apesar dos esforços da biblioteca para disponibilizar publicações on-line, não é possível ofertar tudo. "Durante a pandemia, a UFMG estabeleceu parcerias com diversas editoras para que a comunidade tivesse acesso aos livros digitais. Mas os livros físicos ainda são essenciais para o aprendizado. Já havia uma demanda desde o início da pandemia, e ela vem crescendo com a retomada das atividades por meio do ensino remoto emergencial. Daí, a decisão de retomar o empréstimo e a devolução presencial”, justifica.

Gesner explica que, embora a renovação permaneça automática até o retorno efetivo das atividades presenciais, os usuários poderão optar por devolver os materiais caso identifiquem a necessidade de substituí-los por outros títulos de seu interesse.

Segurança e prevenção
A retomada de parte das atividades está sendo feita com segurança tanto para o usuário quanto para funcionários do local. O acesso à Biblioteca foi demarcado para cumprir o distanciamento social de dois metros indicado pela UFMG. Além disso, foi criado um fluxo de circulação de pessoas para evitar aglomerações, valendo-se de diferentes portas para entrada e saída. O local também foi sinalizado com placas e cartazes informativos sobre normas de utilização e combate ao coronavírus.

“Conforme normas sanitárias vigentes, todos os usuários deverão utilizar máscara. Também serão disponibilizados no local álcool em gel para higienização das mãos. Além disso, a Biblioteca Central desenvolveu um protocolo para manuseio e tratamento dos livros por parte dos colaboradores”, explica o superintendente administrativo da Faculdade, Cleverson Pena.

Cleverson também alerta que, se o usuário tiver qualquer sintoma suspeito de covid-19, mesmo que tenha horário agendado, deve ficar em casa como medida de prevenção e remarcar o horário quando essa suspeita já estiver descartada ou depois de cumprida a quarentena.

O cuidado também é destacado pelo diretor da Faculdade ao lembrar que a atenção do usuário da Biblioteca em relação aos protocolos de prevenção deve compreender todo o seu percurso – desde o momento em que sair de casa até o seu retorno. “A Faculdade de Medicina está fazendo todos os esforços possíveis para atender às demandas. Mas é preciso lembrar que a preservação da vida é o mais importante de tudo. Como vivemos em uma comunidade, é preciso lembrar que o cuidado de preservar e proteger deve ser consigo e com o próximo”, conclui Humberto José Alves.

Dúvidas sobre a retomada dos serviços da Biblioteca do campus Saúde podem ser tiradas pelos e-mails biblioteca@medicina.ufmg.br e atendimentobiblioteca@medicina.ufmg.br.

Recomendações importantes

1. Somente vá à biblioteca caso consiga se deslocar com segurança;

2. Respeite os protocolos de biossegurança estabelecidos pela UFMG e pelo Ministério da Saúde;

3. O acesso às dependências da Biblioteca não será permitido. Empréstimos e devoluções serão realizados na parte externa do balcão de atendimento.

4. A devolução dos livros não é obrigatória;

5. Até o retorno completo das atividades presenciais, a renovação dos livros em situação normal permanecerá automática

Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina