Notícias Externas

Biografia de Jacob do Bandolim mostra a genialidade e complexidade da personalidade do músico

Obra de Gonçalo Junior constrói de maneira cronológica, ao longo de 700 páginas, a trajetória pessoal e profissional do artista que morreu aos 51 anos

‘Jacob do Bandolim – Um coração que chora’ é uma publicação da Editora Noir
‘Jacob do Bandolim – Um coração que chora’ é uma publicação da Editora Noir Reprodução / Editora Noir

Músico, compositor e um dos maiores expoentes da música instrumental brasileira, Jacob do Bandolim carrega ainda hoje o título de um dos mestres do choro. Ao longo de sua carreira, iniciada em 1930, gravou mais de 52 discos e compôs grandes clássicos do gênero, como Remelexo e Bole Bole. Jacob foi músico autodidata, dono de programas de rádio, funcionário público, pesquisador da música brasileira, marido e pai. 

Todas as suas nuances e facetas foram exploradas pelo escritor Gonçalo Junior na biografia Jacob do Bandolim - Um coração que chora. Ao longo de 700 páginas, o autor traz revelações e explora a trajetória profissional e pessoal de Jacob, evidenciando a genialidade do artista que modernizou o choro na música popular brasileira. O escritor Gonçalo Junior foi o entrevistado do programa Universo Literário desta quarta-feira, 5. Ele relatou os momentos marcantes da vida do compositor que teve uma infância solitária e uma personalidade que transitava entre o ranzinza e brincalhão.

Gonçalo também falou sobre os desafios da escrita. “A primeira sensação é de lamento. Eu levei três anos fazendo esse livro e não tinha mais ninguém da família de Jacob vivo. Então, minhas fontes foram aproximadamente 20 pessoas que conheceram ele, grandes nomes do choro como Armandinho, Déo Rian, Rildo Hora, produtores de discos, músicos que ainda estavam vivos e o vastíssimo acervo de Jacob”, revelou o escritor. Segundo Gonçalo, os arquivos do biografado incluem mais de 400 horas de gravação de áudio em fitas de rolo e aproximadamente 8 mil documentos.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Produção: Laura Portugal e Marden Ferreira, sob orientação de Luiza Glória

Publicação: Alessandra Dantas