Notícias Externas

Fundado em 1947, “O Leão da Lagoinha” é o bloco mais antigo de BH

Bloco tem a tradição de abrir os desfiles das escolas de samba da capital

Mais antigo bloco de BH, O Leão da Lagoinha ficou 32 anos sem desfilar e retornou em 2017
Mais antigo bloco de BH, O Leão da Lagoinha retornou em 2017, após 32 anos sem desfilarFoto: Arquivo Belotur / Reprodução

"No carnaval de 1948, alguns meninos resolveram sair às ruas vestidos de mulher. As irmãs de um deles se entusiasmaram e capricharam na maquiagem e nas roupas. Ao se verem em frente ao espelho, chegaram à conclusão que estavam tão perfeitos que correriam o risco de receber algumas cantadas”. 
Esse trecho do livro “A turma e outros casos”, de Tarcísio Ildefonso Costa, ilustra o início de uma brincadeira de carnaval que se tornou tradição. No caso, os garotos estavam brincando ao som da bateria do primeiro bloco de rua de BH, “O Leão da Lagoinha”, fundado em 1947. A concentração era na esquina das ruas Itapecerica e Machado de Assis, na boêmia região da Lagoinha. De lá, o cortejo seguia até a Avenida Afonso Pena, num trajeto bem mais simples e com menos viadutos do que hoje. Em meados dos anos 1970, parte dos integrantes do bloco saíram do Leão da Lagoinha e fundaram a Banda Mole. O Leão continuou desfilando às duras penas e com sérios problemas financeiros até 1985, quando “a fera adormeceu de vez”. O retorno viria em 2017, após mais de 7 anos de discussões e indecisões. Naquele ano, o Leão se juntou à bateria Manhas e Manias e após vários ensaios abertos, ele retornou à sua tradição: abrir os desfiles de Escolas de Samba do Carnaval de Belo Horizonte. 


Para saber mais sobre a história d’O Leão da Lagoinha, o Expresso 104,5, conversou com Jairo Nascimento, presidente do bloco, nesta quinta-feira, 20.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

O desfile do bloco O Leão da Lagoinha será na próxima segunda feira, 24, a partir das 17h da tarde. A concentração será na Rua Itapecerica, na altura do número 865, no bairro da Lagoinha. Para mais informações, a pagina“Bloco O Leão da Lagoinha” no Facebook.

Produção: Célio Ribeiro, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória