Boletim destaca estudo sobre saúde cardiovascular de animais domésticos

Edição 2.073 também focaliza projeto de divulgação científica que leva o universo da nanotecnologia à educação básica

Capa da edição 2.073 do Boletim (com foto de Raphaella Dias / UFMG)
Capa da edição 2.073 do Boletim (com foto de Raphaella Dias / UFMG) Reprodução

A edição 2.073 do Boletim, que circula nesta semana, destaca estudo do ICB que mostra que efeitos do estresse provocado pela vida urbana sobre a saúde cardiovascular dos animais domésticos não recebem a atenção devida. Isolamento, ruídos, pouco espaço e temperatura inadequada aumentam frequência cardíaca e pressão arterial.

Projeto que se propõe a levar o universo da nanotecnologia às escolas e estudo multicêntrico sobre a depressão resistente também são abordados no número, cujo conteúdo está disponível apenas em ambiente virtual e também pode ser lido em formato PDF.

Qual é o nosso limite?
Artigo do professor Helton J. Reis, do Departamento de Farmacologia do ICB.

Descarte responsável
Em nova operação, UFMG eliminou o equivalente a mais de três milhões de folhas de papel.

Vagas abertas no Coltec, CP e TU
Interessados devem se inscrever pela internet, até 11 de outubro.

Depressão resistente
Cerca de 40% dos brasileiros com a doença não respondem à medicação e são mais suscetíveis ao suicídio, conclui estudo multicêntrico realizado pela Faculdade de Medicina.

O estresse dos pets
Ambiente urbano concentra condições que aumentam risco de doenças cardiovasculares em animais domésticos, diz estudo do ICB.

Enxergando o invisível
Projeto da UFMG vai levar o mundo nanométrico às escolas básicas.

Acontece
O Centro de Extensão da Escola de Belas Artes está com inscrições abertas para cursos de fotografia e imagem digital, que serão oferecidos neste segundo semestre.

A educação em cena
Espetáculo montado por alunos celebra 20 anos da graduação em Teatro.