Ensino

BU libera acesso a e-books de outras duas plataformas multidisciplinares

‘Minha biblioteca’ e ‘Pearson’ oferecem conteúdos, em português, de diversas áreas da graduação

Primeiro acesso às plataformas é feito via catálogo on-line: usuário deve clicar no cadeado ao lado da obra pesquisada e preencher as informações solicitadas
Primeiro acesso às plataformas é feito via catálogo on-line: usuário deve clicar no cadeado ao lado da obra pesquisada e preencher as informações solicitadas Reprodução

O acesso às plataformas de e-books Minha biblioteca e Pearson está liberado para todos os estudantes de graduação regularmente cadastrados no Sistema de Bibliotecas da UFMG. Docentes e bibliotecários também poderão usufruir de todos os conteúdos e recursos das plataformas, que foram adquiridas após estudo realizado pelas 25 bibliotecas setoriais e avaliação de grupo de docentes. Em resposta às demandas do ensino remoto emergencial, a Biblioteca Universitária fez investimentos superiores a R$ 2 milhões em e-books.

O primeiro acesso é feito pelo catálogo on-line da UFMG. Na tela inicial do catálogo, após digitar o termo de pesquisa e clicar em +opções de consulta, o usuário deverá selecionar a opção E-book em Tipo de obra.

Nos resultados, será possível visualizar um cadeado ao lado do link da obra pesquisada. Ao clicar sobre ele, será aberta uma tela em que o usuário deverá inserir o login e senha. Se o e-book pertencer à Pearson, o usuário terá de preencher, em outra tela, informações como CPF, nome, sobrenome, e-mail e senha para o primeiro cadastro. Após esse primeiro acesso, é possível navegar diretamente nas plataformas e usufruir de todos os seus recursos.

Conteúdo multidisciplinar
Com amplo acervo multidisciplinar, a plataforma Minha Biblioteca contém milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos, em português, divididos em sete catálogos –Medicina, Saúde, Exatas, Jurídica, Sociais Aplicadas, Pedagógica e Artes & Letras –, que atendem às indicações bibliográficas de mais de 250 cursos de graduação.

A Pearson, por sua vez, oferece milhares de títulos em áreas como administração, marketing, engenharia, direito, letras, economia, computação, educação, medicina, enfermagem, psiquiatria, gastronomia e turismo. A maior parte da bibliografia está em português, mas também há e-books em inglês e espanhol.

Em ambas as plataformas é possível utilizar recursos como leitura off-line, busca dinâmica por título, autor, ISBN ou assunto, anotações e comentários, cartões de estudo para revisão de conteúdos, recursos de acessibilidade, compartilhamento de citações, criação de tarefas pelos professores. Todos esses recursos e conteúdos podem ser acessados via smartphone, tablet ou computador.

Literatura, artes e música
Desde outubro, está liberado o acesso à plataforma de leitura digital Árvore de livros, que reúne mais de 30 mil títulos de todos os gêneros, incluindo clássicos e lançamentos. Para solicitar o acesso, é necessário enviar um e-mail para  bcentral-espacoleitura@bu.ufmg.br. O usuário terá 30 dias para navegar pela plataforma com o código de acesso recebido. Também poderá solicitar, via e-mail, a renovação desse acesso, e a liberação dependerá da disponibilidade no momento do pedido.

Além disso, foi liberada a  plataforma ProQuest's arts e-book subscription, que reúne conteúdos para estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em artes e música. Para acessá-la, é necessário clicar em "solicitar conta" neste link, preencher o formulário de solicitação e aguardar aprovação.  

Outro esforço empreendido pela Biblioteca Universitária para atender à demanda do ensino remoto foi a incorporação, no catálogo on-line da Biblioteca, de 11 mil e-books do Knowledge Unlatched (KU), provedor de serviços de acesso com base em Berlim, na Alemanha.

Bibliotecários e técnicos do Sistema de Bibliotecas participaram de treinamentos para uso das plataformas de e-books e estão aptos a orientar os usuários. Em caso de dúvidas ou dificuldades de acesso, o estudante deverá entrar em contato com a biblioteca da sua unidade acadêmica.

Carla Pedrosa / Jornalista do Sistema de Bibliotecas da UFMG