Café Controverso abordará violações dos direitos humanos pela mineração

Debate reunirá professores da UFMG e da Ufes

Desastre em Brumadinho provocou mais de 300 mortes
Desastre em Brumadinho provocou mais de 300 mortes Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Dois rompimentos de barragem de rejeitos registrados em pouco mais de três anos – Mariana, em 2015, e Brumadinho, em 2019 – deixaram um rastro de destruição ambiental e humana sem precedentes na história brasileira. De acordo com o movimento Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil, a atuação das mineradoras está entre as principais causas de violações dos direitos humanos no país nos últimos anos.

Desastres de mineradoras e violações dos direitos humanos é o tema da próxima edição do programa Café Controverso, do Espaço do Conhecimento UFMG, que será realizada neste sábado, dia 16. O encontro, gratuito, começa às 10h, na cafeteria do museu (Praça da Liberdade, 700). Para participar, o interessado não precisa se inscrever previamente. O debate também será transmitido pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no Youtube.

O debate contará com a participação de Cristiana Losekann, doutora em ciência política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo, e André Luiz Freitas Dias, doutor em ciências pelo Centro de Pesquisas René Rachou (Fiocruz Minas) e professor do Departamento de Psicologia da UFMG.

Participa UFMG
Esta edição do Café Controverso é parte das atividades do Participa UFMG – Brumadinho, iniciativa da Universidade que tem o objetivo de assistir a população vítima dos rejeitos da barragem. As ações são desenvolvidas em curto, médio e longo prazos. Assista ao vídeo produzido pela TV UFMG, em que são apresentadas as intervenções da Universidade.

Com Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento