Notícias Externas

Câmara Brasileira do Livro lança Jabuti Acadêmico para valorizar produção científica nacional

Professora Virgínia Ciminelli, da Escola de Engenharia, integra conselho curador da premiação

Logomarca da premiação Jabuti Acadêmico
Logomarca do Prêmio Jabuti Acadêmico Imagem: Divulgação CBL

A partir deste ano, o tradicional Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), reconhecerá a produção técnica e científica nacional por meio do Prêmio Jabuti Acadêmico.

Com dois eixos principais e 29 categorias, o Prêmio Jabuti Acadêmico, apoiado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), contempla a diversidade de áreas do conhecimento, baseada na tradicional organização da pós-graduação proposta pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na própria experiência de 65 anos do Prêmio Jabuti, conforme explica seu curador, o professor Marcelo Knobel, do Instituto de Física Gleb Wataghin, da Universidade Estadual de Campinas.

No eixo Ciência e Cultura, 27 categorias serão avaliadas com base nos critérios de relevância, inovação e potencial de impacto sobre diferentes pessoas, países e políticas públicas. No eixo Prêmios Especiais, serão contempladas obras de divulgação científica e ilustração.

"Certamente, o Jabuti Acadêmico preencherá uma lacuna e terá impacto positivo na motivação dos autores e na visibilidade da produção", projeta a professora da Escola de Engenharia da UFMG Virgínia Sampaio Teixeira Ciminelli, que integra o Conselho Curador dessa primeira edição. Levantamento feito pela Diretoria de Produção Científica da Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq) corrobora essa percepção e ilustra o potencial da iniciativa: somente em 2023 e no início deste ano, 394 livros foram publicados por autores da comunidade da UFMG.

Segundo Marcelo Knobel, no caso da divulgação científica, também serão considerados a atualidade do tema, o estímulo à reflexão, a acessibilidade da linguagem e a precisão conceitual e adequação terminológica. A categoria Ilustração seguirá critérios específicos, como originalidade e inventividade, identidade e unidade visual e a interação entre imagem e texto (se houver), além da capacidade de contar uma história.

Para Virgínia Ciminelli, a premiação de trabalhos nas áreas de divulgação científica e ilustração “é, particularmente, uma feliz inclusão, devido à crescente importância dessas duas categorias na comunicação do conhecimento e no impacto da mensagem de obras técnicas e literárias sobre a sociedade”.

Mobilização nacional
A banca de jurados reunirá 87 pesquisadores e professores de todas as regiões brasileiras. “Nossa expectativa é de uma mobilização nacional para valorização da atividade de editoração e escrita de livros acadêmicos, técnicos e científicos", afirma o professor Knobel.

Para concorrer à premiação, as publicações também devem dispor do Padrão Internacional de Numeração de Livro (ISBN, sigla em inglês) e Ficha Catalográfica (com nome e registro ativo do bibliotecário), critérios formais e legalizados para toda obra publicada no país. Esses instrumentos facilitam a identificação das publicações (físicas ou digitais) pelas redes de varejo, bibliotecas e sistemas gerais de catalogação mundial.

O Jabuti Acadêmico também reconhecerá o Livro Acadêmico Clássico e a Personalidade do Ano, o que, segundo Virgínia Ciminelli, “possibilita celebrar a produção nacional, com obras clássicas de autores e editoras brasileiros que marcaram a formação acadêmica de tantas gerações”.

Inscrições
Podem concorrer à premiação, obras acadêmicas em língua portuguesa, cuja primeira edição tenha sido publicada no Brasil de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023. A impressão pode ter sido feita fora do país.

Cada obra pode ser inscrita em mais de uma categoria do eixo Ciência e Cultura ou do eixo Prêmios Especiais.

As inscrições devem ser realizadas pela editora ou pelo autor, agente literário ou procurador devidamente constituído, até as 18h (horário oficial de Brasília) do dia 19 de março. O participante deve preencher a ficha cadastral e de inscrição e realizar o upload da obra completa no item VI do Regulamento, que trata da "remessa de arquivos".

Até 28 de fevereiro, serão concedidos descontos conforme o perfil do participante: associado CBL, autor independente, associado congênere e não associado e por tipos de inscrição (obra individual ou coleção).

Premiação
Os autores premiados em cada uma das categorias e a editora receberão o troféu Jabuti e R$ 5 mil em dinheiro. A premiação em dinheiro de obras produzidas em conjunto será dividida entre os autores. As editoras vencedoras receberão a estatueta da premiação.

As datas dos resultados e da entrega da premiação serão divulgadas no decorrer do ano no site do Prêmio Jabuti Acadêmico.

Teresa Sanches