Meio Ambiente

Campanha coleta medicamentos em desuso para descarte seguro

‘Dia D’ mobiliza estudantes no campus Pampulha nesta segunda-feira; destinação inadequada de remédios gera impactos negativos para a saúde e o meio ambiente

Medicamentos
Descarte inadequado de medicamentos pode contaminar o solo, os cursos d'água e até os sistemas de abastecimento de águaFoto: Foca Lisboa | UFMG

Nesta segunda-feira, dia 18, estudantes da Faculdade de Farmácia vão percorrer unidades da UFMG e a Praça de Serviços no campus Pampulha para coletar medicamentos vencidos ou em desuso e garantir o seu descarte seguro, que será realizado por meio da incineração. A ação, idealizada pela professora Cristina Ruas, foi batizada de Dia D – Dia do Descarte Consciente de Medicamentos.

Das 9h às 20h, o grupo ficará à disposição da comunidade para esclarecer dúvidas e prestar esclarecimentos sobre o processo de coleta e descarte.

Segundo texto publicado em página da campanha, o descarte inadequado de medicamentos constitui-se em problema de saúde pública e ambiental de grande relevância. “Quando descartados de forma inadequada, medicamentos podem contaminar o solo, os cursos d'água e até os sistemas de abastecimento de água, atingindo a biodiversidade local e prejudicando o equilíbrio ecológico. As substâncias químicas presentes nesses medicamentos podem afetar espécies de plantas e animais, alterando seus habitats naturais e prejudicando o ecossistema como um todo. Esse tipo de contaminação pode ser de difícil reversão e perdurar por anos, gerando impactos irreversíveis”, explica-se no material.

O perigo dos antibióticos
Ainda de acordo com o texto de divulgação, os antibióticos estão entre as classes mais perigosas de medicamentos quando descartados inadequadamente: “Eles podem contribuir para a formação de bactérias resistentes. Esse fenômeno, conhecido como resistência antimicrobiana, torna os antibióticos menos efetivos no combate a infecções, dificultando tratamentos médicos no futuro e colocando em risco a vida de pacientes. A resistência antimicrobiana é um problema global crescente, e o descarte correto de antibióticos é uma das formas de minimizar esse risco".