Campanha combate a fome nas comunidades durante a pandemia

A iniciativa “Comunidade Viva Sem Fome” presta assistência às famílias em situação de extrema pobreza em Belo Horizonte

Campanha combate a fome nas comunidades
Campanha combate a fome nas comunidades Comunidade Viva Sem Fome/Divulgação

Desde abril, mais de 11 toneladas de alimentos foram distribuídas para famílias em situação de extrema pobreza em Belo Horizonte, pela campanha “Comunidade Viva Sem Fome”. A iniciativa é realizada em um momento em que as desigualdades socioeconômicas presentes no Brasil são realçadas, em meio a pandemia do novo Coronavírus no país. Embora a preocupação com as famílias em situação de vulnerabilidade social não seja recente, a crise da doença tornou a questão a falta de recursos uma urgência. É o que explica o nutricionista e professor do Departamento de Nutrição da UFMG, Gilberto Simeone: “Quando as pessoas perdem o emprego e a fonte de renda, volta-se a esbarrar com uma questão grave, da qual não sentíamos falta: a fome”.

O professor Simeone é um dos integrantes da iniciativa “Comunidade Viva Sem Fome”, que é mantida por um grupo de quatro organizações: Associação Imagem Comunitária, Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, Associação Mineira de Supermercados e Movimento Dias Melhores. Há também uma lista extensa de parceiros e apoiadores da iniciativa, da qual a UFMG faz parte.

O objetivo da campanha, segundo o professor Gilberto Simeone, é realizar um trabalho de mapeamento e escuta das famílias que estão, de certa forma, invisibilizadas, onde o poder público não consegue chegar. “Este trabalho é aliado a uma ação efetiva no momento de urgência, a de fornecer a pelo menos uma parcela dessas famílias, o direito à alimentação”, explica o professor.

Além da distribuição de alimentos, a Campanha “Comunidade Viva Sem Fome” também realiza o acompanhamento das famílias atendidas, que vão receber, pelo menos até dezembro, um kit mensal com alimentos e produtos de higiene. O professor falou à Rádio UFMG Educativa sobre a importância deste acompanhamento: “A proposta é de realizarmos ações que se sustentam, dando à essas famílias a condição de sair dessa situação de vulnerabilidade”. Com um possível aumento captação de recursos o projeto pretende continuar aumentando a quantidade de pessoas beneficiadas.

Comunicação Solidária - Covid 19

O enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus é realizado em diversas frentes na UFMG. Nas áreas de comunicação, mobilização e nutrição, o projeto de extensão Comunicação Solidária - Covid 19 atua nesse sentido. A iniciativa conta com professores, estudantes e servidores técnico-administrativos dos departamentos de Comunicação Social e Nutrição da UFMG. A participação na campanha “Comunidade Viva Sem Fome” é uma das ações do projeto. A universidade, junto a outros articuladores da campanha, integrou uma comissão multidisciplinar, responsável por fazer o diagnóstico da situação das comunidades e avaliar as possibilidades de atendimento das famílias.

Em entrevista ao programa Conexões, o professor Gilberto Simeone falou sobre a articulação e realização da campanha “Comunidade Viva Sem Fome” e o papel da UFMG neste processo.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Como ajudar

Doações de alimentos ou materiais de higiene devem ser feitas pelo site do projeto, que explica o passo a passo da doação. Nesse site é publicada uma prestação de contas quinzenal com informações sobre as comunidades atendidas.

Também é possível fazer doações em dinheiro a partir de 20 reais. Nesse caso, a contribuição deve ser feita por aqui.

Produção de Tiago de Holanda